Gênero: Infanto juvenil
Livro no Skoob: clique aqui
Quantidade de páginas: 104
Classificação: 5/5
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?
Este livro nos conta a história de Maria e Jack, dois adolescentes que na infância eram amigos inseparáveis, mas que com o tempo passaram a se evitar e perderam o laço de intimidade que os envolvia.
Maria é uma adolescente de 14 anos, que sofre com o que a genética decretou para si. Não consegue ficar satisfeita com o tamanho do seu busto, o que é bem comum de se ouvir nessa faixa etária (me sinto uma velha falando desse jeito, mas tudo bem). É amiga e tem uma raiva incompreensível de Jack, o garoto que lhe faz passar por situações constrangedoras e que parece gostar de fazer piadas a teu respeito.
"A raiva que Maria sentia daquele rapaz transbordava pelos poros. Criou em sua mente cenas em que o atirava em uma piscina cheia de tubarões."
Jack é um adolescente de 14 anos e alguns meses a mais que Maria, que tem uma implicância enorme com a garota, o que chega a ser bem engraçado. É super apegado ao seu cachorro, Eduardo Príncipe I, que me deixou com o coração na mão em uma certa parte da história e que se mostrou de extrema importância na mesma.
O passado retorna para atormentar Maria quando, em um momento qualquer durante uma de suas aulas, ela chama a sua amiga Patrícia, pessoa que vive desligada do mundo, e esta não atende, fazendo com que Jack, do fundo da sala, chame a atenção de todos, justamente por tentar "acordar" Patrícia. E é claro que isso só poderia resultar em um horário na sala da diretora, que acabou por deixá-los sozinhos, um ao lado do outro, trazendo uma sensação esquisita de desconforto e vergonha em Maria.
"A lembrança do colega fez com que uma nuvem cobrisse o coração de Maria. Não sabia o porquê dele incomodá-la tanto. Era apenas um rapaz bobo, e só."
A questão é: porque Maria se sente estranha perto de Jack e quer evitá-lo a todo custo, se quando eram pequenos tinham um laço bonito de amizade? Será que as coisas mudaram tanto a um ponto de o carinho que antes existia ter se tornado ódio mortal? Ou, como diria Morgana "Tem algo a mais por baixo desse tapete"?
Uma coisa que percebi e que gostei bastante, foi que a autora não deixou "apagado" o papel dos personagens secundários, mas colocou foco na importância deles para a história, visto que pude notar a presença constante deles em praticamente todo o enredo. A Morgana e a Camila, que são as melhores amigas da Maria (juntamente com a Patrícia, uma loira sem noção que vive mais no espaço do que na Terra) foram as personagens que mais gostei, visto que a primeira possui uma sinceridade ácida e humor para qualquer situação, apesar da ausência de seu pai que sempre está ocupado com o trabalho e as viagens, o que não a torna do tipo que se faz de vítima diante da situação para conquistar a pena e atenção de todos. E a segunda, pois seu jeito nerd e tímido são super fofinhos, e ela consegue aguentar a situação complicada com os seus pais, que estão tendo dificuldades na relação, apesar dos apesares.
Narrado em terceira pessoa e com um enredo bem construído em cima das situações vividas por adolescentes, repleto de humor, Amigos Inimigos é um livro realmente ótimo, que retrata de forma natural a transformação de um sentimento infantil do passado, em algo maior e belo, de forma mais juvenil. É muito comum virar a página e se deparar com situações que já foram vividas, ou que no meu caso, estão sendo. A fonte possui um tamanho ótimo, as páginas são levemente amareladas, com uma grossura um pouco diferente do normal (o material é bom, gente!). A cada início de capítulo há um desenho parecido com uma onda, o que achei super bonitinho. Achei a leitura bem leve e descontraída. Super indico!
"Maria torcia para que a mãe esquecesse dela após o almoço, quando a louça pedia para ser lavada. Fugia quando podia, mas a voz insistente desta chamava à realidade."
Parabéns pela resenha Jeni! Já li Amigos Inimigos e curti bastante. Beijo!
ResponderExcluirOie amiga
ResponderExcluirParabéns pela resenha. Eu já li o livro da Vanessa é amei. Muito engraçado e hilário.
Beijos
Oi Jeni.
ResponderExcluirAmigos Inimigos é uma leitura que ainda não fiz, mas
a história parece ser bem leve.
Ótima resenha.
Beijos
Leituras da Paty
Oi!
ResponderExcluirAinda não li muito sobre esse livro, mas ele parece ser bom.
Gostei da sua resenha. Você destacou a estória, mas sem spoilers. rs
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Eu curti bastante Jeni, dei boas risadas com a história, aquele passeio é a melhor parte. Ótima resenha.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Jeni's, apesar de não ser um livro que eu teria muito vontade de ler, já li várias críticas positivas e provavelmente, por ser uma história simples e rápida, seria bem bacana acompanhar as situações dos protagonistas. Se um dia tiver a oportunidade certamente vou ler e espero gostar, claro :D
ResponderExcluirBeijos
Ricardo - www.blogovershock.com.br
Eu amo a Morgana *-* kkkkk'
ResponderExcluirAcho ela tão fofa :D
Esse livro me encantou muito quando li. Ótima resenha, Jeni.
Beijo
Gostei da resenha e de conferir a sua opinião. Muitas das resenhas que leio em relação a obra são positivas, portanto deve ser muito bom mesmo. Gostei do fato que a autora não ''esquece'' de nenhum de seus personagens e que fez uma ótima narrativa...
ResponderExcluirAbraços
www.entrepaginasdelivros.com
Não conhecia, mas esse parece ser aquele tipo de livro fofo que você não tem vontade de ler a primeira vista, mas quando lê, agrada bastante. Por isso, vou dar uma chance e tentar ler, um dia.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Beijos,
Adeus Realidade
Oi, flor!
ResponderExcluirObrigada pela resenha, amei!
beijos mil!
Vanessa Martinelli