O Outro lado da memóriaAutora: Beatriz Cortes
Gênero: Romance
Livro no Skoob: clique aqui
Quantidade de páginas: 245
Classificação: 5\5 ♥ 
"Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no inicio, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. Confira!
Sabe quando você lê um livro e se vê sorrindo como uma besta? Então, eu fiquei assim com esta leitura. 

Neste livro conhecemos uma jovem de dezoito anos que possui um passado obscuro e triste, chamada Luíza Bedim. Certo dia na escola, suas amigas, Carol e Júlia, comentam com ela a respeito de um novo aluno bonitinho e que se tornou capitão do time de basquete. Ela tem uma reação bem diferente das amigas, de forma que demonstra não estar nem aí para o garoto, até porque jogadores de basquete não lhe trazem boas lembranças.

Como os seus amigos são namorados da Carol e da Júlia e pertencem ao time de basquete da escola, ela fica sem ter como evitar um encontro com o novato. 

Porém, sua reação acaba por ser inesperada ao se deparar com o garoto: ela não vai com a cara dele, apesar de não conhecê-lo. E, assim que ele e o time saem de perto dela e das meninas, Luíza fala poucas e boas a respeito do garoto para as amigas, o que as deixa sem reação. Afinal, não é muito normal alguém falar um monte de coisas a respeito de uma pessoa que não conhece, não é? Mas o que Luíza não imagina é que, talvez, o jogador de basquete idiota, assim como ela o denomina, venha a ser muito mais do que isso...

Depois do estranho ocorrido, a protagonista se deparou com uma situação não planejada: o Arthur se atrapalhou com algo e ainda estava ali, atrás delas. Ou seja: ele escutou tudo! E já era de se esperar que a Luíza não se importasse com isso, afinal, era o que ela pensava a respeito dele.

Para sua infelicidade, o garoto não consegue se conformar com o fato dela ter dito coisas ruins a seu respeito, sem ao menos conhecê-lo. Para colocar tudo em pratos limpos, ele acaba por esconder-se dentro do almoxarifado da escola e a puxa em surpresa para o local. Sendo este muito escuro e apertado, ele conversa com ela sobre tê-la escutado falando dele sem motivo. E é aí que o zelador aparece e os leva para a diretora, que os dá uma detenção: teriam que passar três dias da semana juntos, fazendo serviços comunitários na escola, ou seja, limpando algumas áreas escolhidas pela diretora. Será que a Luíza, após conhecê-lo melhor, continuará com os mesmos conceitos a respeito do rapaz? 

"Talvez o Arthur não fosse uma pessoa tão ruim. Sendo ou não, eu não deveria manter nenhum tipo de contato com ele." 
Luíza Bedim é muito irônica e fria. Por causa de seu passado traumático, se tornou desconfiada e com bastante dificuldade em confiar nas pessoas. Costuma agir sempre na defensiva, porque se preocupa muito em ser magoada novamente. O que me incomodou um pouco foi o fato dela ser cabeça dura, visto que quando a felicidade estava bem perto de si, continuou lutando muito ao invés de abraçá-la de vez. Contudo, achei isso bem compreensível e real, visto que ela possui cicatrizes profundas de seu passado. 

"Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontece, é difícil voltar a ser quem você era antes."
Arthur Campos é muito carinhoso e bem humorado. Possui uma fofura sem limites. É muito educado e maduro. E, como se já não bastasse, gosta de ler! A pergunta é: tem como não se encantar por esse garoto? 

Com uma linguagem jovem, uma narração em primeira pessoa e um enredo lindo, O Outro Lado da Memória foi uma leitura ótima e a partir de certo ponto, viciante. Além de ser um romance, gênero este que gosto muito, apresentou toques de drama, mistério e diversão, o que deixou tudo ainda mais legal. Me encantei com o fato de que as situações passadas ali podem acontecer com qualquer um, tornando-se, assim, muito real. Os personagens também foram construídos de forma realista, o que gostei bastante. Pude perceber que quando você se conecta a eles, tudo se torna mais emocionante e sua torcida pela felicidade de cada um é enorme. A fonte possui um tamanho normal. Todos os capítulos são enumerados e titulados, e a fonte escolhida para eles é muito linda. O que deixou um pouco a desejar foi a revisão, visto que encontrei erros bobos, porém que algumas vezes me fizeram reler certos trechos para compreender melhor. Recomendo! 

39 Comentários

  1. Jeni, essa autora é nova? Gostei da resenha e da história também, ultimamente tenho preferido romances e livros 'mais reais', antes lia muita ficção e acho que cansei um pouco desse gênero, já que os livros que tenho lido são na linha desse que você resenhou.

    Garota Culta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Líbia. É sim! Muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Ótima resenha, guria. Me interessei muito por esse livro, parece realmente muito bom. Já vou coloca-lo na minha lista de livros para ler, k.

    Tô te seguindo *-*
    http://www.pre-julgar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Jeni! Estou ansiosa para ler O Outro Lado da Memória! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom? Espero que sim!

    Gostei muito dos seus comentários. Quero ler o livro pra formar uma opinião.

    Abraços,

    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Jeni
    Parabéns pela resenha amiga.
    Já li O outro lado da memória é curti bastante.
    Amei o Arthur. Ele é um fofo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei a resenha, não conhecia o livro e fiquei super curiosa, mais um pra minha listinha quilométrica de leituras. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece um bom livro, mas ainda estou com um pé atrás. Não sei se leria por agora.
    Ótima resenha, Jeni!
    A capa é linda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Jeni!
    Então, assim que li a sinopse e vi o booktrailer fiquei com muita vontade de ler esse livro, parece ser realmente muito bom, estou precisando de romances do tipo, haha

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa! Fazia tempo que uma não me fazia ficar tão interessada por um livro rs. Não sou lá muito fã de romances, mas gostei de seus comentários sobre o enredo do livro, procurarei lê-lo assim que puder :D

    Já estou seguindo seu blog, muito bom. Se puder visitar o meu ficarei muito agradecida ^^

    http://livraticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeni! Gostei muito do livro, que bom que além de romance tem um toque de mistério e drama, isso enriquece a trama. Dica anotada, fiquei com muita vontade de ler. Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jeni, tudo bem?

    O livro da Bhya chegou essa semana aqui em casa. A capa é linda, né? To doida pra iniciar a leitura e pretendo fazer isso em breve, talvez até o próximo final de semana. Não quis ler a resenha pra não estragar a minha surpresa com o livro, mas já vi que vc super curtiu o livro, o que me deixou super animada ^^

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Linda linda essa resenha Jeni! Fico super feliz por ter gostado!
    Espero que outras pessoas também gostem tanto quanto você!
    ótima parceria *o*

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Nossa li a resenha completa e adorei muito, só pela sua resenha deu pra ver que certamente ela é cabeça dura, e na minha opinião vão formar um casal lindo, nao sei, mas adoraria ler. E impressionante mesmo, as vezes a felicidade ta do nosso lado e a gente dificulta as coisas <3 , adoro livros de romance, mas esse tem uma mistura de tudo, aaai como eu quero ler
    bjs
    http://fazendohistooria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei muito a resenha e me interessei no livro. Nunca tinha ouvido falar na autora, espero que ela seja tão boa quanto parece. Livros de romances são incríveis, principalmente quando nós nos identificamos com os personagens, e foi o que aconteceu! Preciso desse livro pra ontem! hahaha Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Sou completamente apaixonada por livros de romance, e esse com certeza entrará para a minha lista de desejados hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante da premissa, eu adoro livros jovens adultos e esse perece ser o gênero. Gosto muito de histórias que são passadas em escolas.

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ja ri lendo a resenha imagina o livro.... essa coisa de julgar sem conhecer nao é lega, mas todo mundo ja fez ou fara isso um dia, gostei da autora ter abordado este tema e fiquei curiosa para saber o desenrolar da historia
    bjs!

    ResponderExcluir
  18. gostei muito da resenha,é uma historia muito boa,fiquei muito curiosa quero muito ler.
    parabéns

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante de sua resenha. Já tinha interesse em adquirir ao livro e você aguçou mais me deixando com água na boca, principalmente por esse defeito da protagonista, que tbm era um meu há tempos atrás.

    ResponderExcluir
  20. Estou a procura de bons livros para ler, e este, parece ser um. Me interesso por leituras desse gênero e confesso que estou um tanto quanto curiosa em relação ao que o livro pode me apresentar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Pelo que eu li parece ser um livro exelente e intrigante, ganhando ou nao esta promoçao vou ler com certeza

    ResponderExcluir
  22. Como comentei com você, a história parece bem clichê, mas isso nunca é um problema, ainda mais quando o autor consegue conduzir a história de maneira interessante, o que parece ser o caso.
    Se tiver a oportunidade certamente vou ler.

    Beijos, Jenis.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ao Blog pela iniciativa de divulgar Autores nacionais como a Beatriz Cortes que escreveu um livro emocionante,adorei a resenha dá vontade de ler e acompanhar Luíza que depois de uma decepção amorosa até encontrar pelo caminho Arthur e ela acreditar que a felicidade é possível em sua vida.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha, Jeni. Confesso que pulei algumas partes com medo de spoilers, mas, em partes, a resenha está maravilhosa. Deu para passar uma ideia bem interessante sobre a autora (que é nova, creio eu), além de deixar bem claro a sua opinião sobre a obra. Espero gostar tanto do livro o quanto você gostou (sim, está na minha lista de próximos livros para ler) e espero resenha-lo e mostrar para você se gostei ou não do livro o quanto você gostou.

    Abraços e espero que continue sempre com essas resenhas ótimas que você faz.

    http://cacandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. a frase que mais me chamou essa atenção foi essa
    "Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontece, é difícil voltar a ser quem você era antes."

    adorei essa resenha maravilhosa bem interressante esse livro adorei

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pela resenha. O livro me parece realmente ser muito interessante. Já está em minha whishlist, com toda a certeza. ♥

    aculpaedoscupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Cara, que livro lindo! Com certeza ele vai entrar pra lista dos best-sellers algum dia, tenho certeza :) Parabéns pra Bia pelo livro e pra jeni pela resenha!

    ResponderExcluir
  28. Eu sou apaixonada por capas, achei essa capa simples e linda *-*
    Adoro ler romances, ainda mais quando super me identifico com os personagens. Pela resenha parece ser um livro super gostoso de ler *o*
    Ele já esta na minha wishlist faz um tempinho, e depois dessa otima resenha, só fiquei mais curiosa para ler. rs
    Beijinhos, Indy.

    ResponderExcluir
  29. Olha, achei a resenha muito interessante. Eu sou do tipo mais eclético de leitora, gosto de livros bons independente de gênero, e adoro novo autores, como é o caso da Beatriz. Estou realmente curiosa quanto a esse livro e espero poder lê-lo muito em breve!

    ResponderExcluir
  30. Gostei bastante da resenhar. Principalmente por ser um romance estilo adolescente, com conflitos adolescentes e muitas vezes, que fazem parte do cotidiano de algumas pessoas. O livro me cativou bastante e desejo muito lê-lo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha!!! Não conheço a autora mas me interessei muito pela premissa do livro!!!Curiosa!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  32. Entender o contexto da trama é fundamental para compreender os desafios a resenha traz.Estilos juvenis que envolvem adolescer são muito importantes para a resolução dos problemas cotidianos.Adorei.

    ResponderExcluir
  33. Amo esse tipo de história... <3 Suspiros mil aqui! Já vi algumas outras resenhas positivas sobre esse livro, e já o inclui na minha meta de leitura desse ano. Deve ser muito bom! Preciso ler! <3 Já apaixonada pelo Arthur antes mesmo de vê-lo em ação, haha :3
    Beijos...

    ResponderExcluir
  34. Amo esse tipo de romance que te prende a cada página. ótima resenha!
    "Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia"
    Ana Luísa

    ResponderExcluir
  35. Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, e pela resenha - que foi ótima - ele se mostra um livro diferente do que eu costumo ler, mas bem interessante. Não ter o badboy? Para mim é estranho, mas também me lembra dos livros que lia quando mais jovem e me fez querer ele na minha estante. Espero me apaixonar pelo Arthur do mesmo jeito que me apaixonei pelo Travis(Belo Desastre) e pelo Cam(Saga Fallen).

    Priscilla Paiva

    ResponderExcluir
  36. Nunca tinha ouvido falar desse livro, parece ser bom. Gostei de conhecer uma escritora nova. Aliás, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  37. Fiquei encantado com o livro, a autora parece escrever super bem. Quero muito ler ele, tomara que eu me vicie que nem você :DD

    ResponderExcluir
  38. Estou muito curioso para ler o livro, a capa é linda. ótima resenha.
    Espero muito ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.