Presságio Autor: Leonardo Barros
Gênero: Suspense policial
Livro no Skoob: aqui
Quantidade de páginas: 22o
Classificação: 5\5 
Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.
Neste livro conhecemos a história de Alice Vegas, uma jovem mulher que já está cansada de ir à terapeutas, uma vez que já visitou oito desses profissionais. Tudo isso porque afirma ter um dom, denominado como clarividência e ninguém acredita em sua afirmação, considerando-a louca. 

A história começa com um clima tenso: assassinaram uma freira do colégio São Judas. Em meio a investigações e suspeitas, somos apresentados aos responsáveis que cuidam do caso: ao Delegado Matias, um homem esperto e muito interesseiro e ao Agente Felipe, um verdadeiro policial.

Alice mora com a amiga Geórgia, esta que é uma garota bem sem noção. Certo dia, a ruiva e o namorado, Wálter, convidam Alice para ir a uma festa à fantasia do rapaz que ela detesta: Róger. O que a protagonista não esperava era que essa festa pudesse trazer muito mais do que dores de cabeça diante da consciência do uso de muitas drogas...

Durante a festa regada a álcool e drogas de Róger, Alice teve um presságio no qual Vívian, a piriguete abusada, estava sendo assassinada. Pouco tempo depois, foi descoberto que o que ela viu havia de fato ocorrido com a Freira Nua.

Após o trágico acontecimento, a protagonista se depara com uma situação um tanto que estranha: ao dar o seu depoimento à polícia a respeito do possível assassino da Freira Nua, todos os que estavam presentes na festa afirmam não terem visto a falecida com ninguém. Por que será que o depoimento de Alice não bate com os dos demais? Será que tudo que ela viu não passou de alucinação, devido ao efeito das drogas que consumiu no dia? 

Para provar que é realmente portadora de uma habilidade especial e a sua lucidez, de uma vez por todas, tanto para si como para os outros, e para impedir que o verdadeiro assassino da Vívian faça novas vítimas, Alice embarcará em uma aventura repleta de situações inesperadas e marcantes, na qual o seu dom e a sua coragem serão os seus únicos aliados. 

Alice é uma protagonista com personalidade forte, muito determinada, esperta, corajosa e um pouco ingênua. Apesar de a considerarem louca por afirmar ter presságios e ela chegar a um ponto de pensar que isso talvez fosse verdade, confia muito em si e no que vê. Se mostra capaz de fazer qualquer coisa para solucionar o mistério a respeito do assassinato da Freira Nua e descobrir o verdadeiro culpado. 

"– Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça!"
O autor soube conduzir o enredo de forma que, em alguns momentos, me peguei confusa e desconfiada de vários personagens com relação ao caso da Vívian. Cada um deles chegaram a se questionar a respeito do possível assassino, e os raciocínios faziam muito sentido. As minhas certezas mostraram-se meros enganos e o mais legal é que o Leonardo conseguiu fazer isso de uma forma muito coerente e surpreendente. Também achei hilário o fato de ter me pego tentando seguir supostas pistas para achar o cara. 

Eu realmente gostei muito do ritmo agitado da história. O autor conseguiu me prender na leitura, visto que em cada capítulo pude notar uma novidade e uma pista nova para se chegar ao culpado. 

Com uma narração em terceira pessoa alternada sobre Alice, os policiais e as novidades do caso e em certa parte da história, sobre Sócrates, o médico legista, Presságio - O Assassinato da Freira Nua foi uma leitura eletrizante e extremamente boa, recheada de mistério, reviravoltas, surpresas e muita sensualidade. A história foi muito bem construída e não encontrei nenhuma ponta solta. O último diálogo do final da trama que deixou um ar interrogativo, visto que é passada a impressão de que haverá uma continuação. Eu não recomendo este livro para menores, uma vez que este apresenta conteúdo sexual, e algumas partes bem tristes e revoltantes a respeito de abusos sexuais. Contudo, para os maiores a obra está mais do que recomendada! Aliás, a editora está de parabéns, porque a revisão está impecável; achei um ou dois erros de ortografia, apenas. As páginas são levemente amareladas e a fonte possui um bom tamanho. 

"Só quem ama de verdade é a criança. Pra se amar é necessário inocência. Depois que se cresce, o amor dá lugar ao interesse."

20 Comentários

  1. Jeni, como já comentei com você, achei Presságio incrível. Curti muito a escrita do Leonardo, tanto nesse quanto em O Maníaco do Circo, outra obra bem interessante. Ele consegue surpreender no lado policial e também no psicológico, que em ambos os casos é bem explorado. Também recomendo.

    Beijos e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu li sua resenha e achei bem bacana, mas eu acho que não pegaria para ler não. Eu já até tinha tentado uma parceria com o autor uma vez, mas acabei desanimando depois que li algumas resenhas. Foi um livro que não me chamou muita atenção.
    Mas quem sabe um dia eu ainda o pegue para ler e tirar minhas proprias conclusoes nE ?? Mais um DIA LÁ NA FRENTE, porque agora eu tenho um monte na fila (risos)

    Mas parabens pela resenha, tá ótima e você soube expressar muito bem o que você sentiu com a historia =]

    Depois passa no meu cantinho que tem novidade
    bjokas linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Está aí um livro que eu quero MUITO ler!
    Acabei de pegar o link direto do autor para fazer a compra :)

    Fico feliz que tenha gostado da leitura. Só aumentou minha vontade de ler!

    Beijinhos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. É legal quando você duvida de alguns personagens, não sabe quem é o certo e quem é o errado, quando o autor faz isso ele prova que sabe montar seus personagens muito bem. Legal saber de toda a trama e que ela tem um bom ritmo, suspense, mistério.. Curti muito a capa o/

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeniffer, cheguei ao seu blog através do seu post no grupo de Blogueiros Literários e adorei passar por aqui! Primeiramente gostaria de te parabenizar pela resenha, que cheia de conteúdo instiga a curiosidade de quem a lê!! hehe
    Eu não conhecia esse título, mas achei que o enredo promete uma ótima estória cheia de suspense e mistério! Espero poder ler esse livro em breve!!
    Já estou te seguindo no GFC e na página do Face, com certeza vou passar por aqui mais vezes!!

    Ficaria feliz se você pudesse visitar o meu blog: http://prologodaleitura.blogspot.com.br/

    até mais!!

    ResponderExcluir
  6. Oie Jeni
    Parabéns pela linda resenha.
    Eu já li Presságio é amei. O enredo foi muito bem construído e
    maravilhoso.
    Sofri muito com que a protagonista sofreu e espero que haja continuação sim.
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jeni.
    Fico feliz em saber que gostou tanto da história.

    Ótima resenha! Técnica e, ao mesmo tempo, opinativa. ;)
    Obrigado.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, esperando meu exemplar chegar, estou super ansiosa pra ler o livro. Fico feliz que tenha gostado do livro e espero gostar tanto quanto você. Beijos, Rê.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Jeni! Já li Presságio e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeni! Eu já vi este livros em outros blog, e acho que vou curtir bastante a leitura. Os pontos que você destacou mostram bem o que devemos esperar, e pelo visto é um enredo bem consistente.

    Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li o livro, depois dessa resenha maravilhosa, certamente o livro passou para minhas prioridades na lista!!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Nossa, o nome chama a atenção para leitura.
    Gostaria de ler sim, pois sou louca para ler um suspense policial. Eu fico só nos romances geralmente e esqueço os outros gêneros..rs

    Ótima resenha.
    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia a história. Parece bem interessante. Gosto desse tipo de livro.
    Gostei da sua resenha.

    Beijos,
    Carissa
    http://www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  14. Hum...esse é um livro que vejo várias resenhas positivas pela blogosfera e quero muito ler. Acredito que iria me identificar muito com Alice e toda essa atitude dela.
    Perfeito.
    Beijos!
    Bom começo de semana.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Morro de vontade de ler este livro, só leio coisas boas a respeito dele e confesso que minha curiosidade em o conferir só aumenta.
    Acho que não tem coisa melhor do que ler um livro que prende a gente do começo ao fim.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, Jeni! Vejo muita gente falar que gostou da história que estou ficando muito curioso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Que ótimo! Ganhei o livro numa promo e já desconfiava que iria gostar muito. Sua resenha me confirmou. Adoro escritas assim: dinâmicas e inteligentes, que brinquem com o leitor, fazendo-o suspeitar de um e outro personagem. Quero ler!

    ResponderExcluir
  18. Nunca li um suspense policial, já quis muito ler um mas acho que nem pegaria pra ler.

    ResponderExcluir
  19. Oii Jenni!
    Não tinha ouvido falar desse livro, é bem raro de eu ler suspense policial, sou mais apegada a romances, fantasias, e por ai vai... Mas ultimamente tenho me interessado por alguns suspenses policiais, o ultimo que li foi O Caso Laura - André Vianco e gostei baste e chegou até a me surpreender.. Mas às vezes gosto de ler gêneros diferentes.
    Já adicionei o livro na miha wishlist. *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Quero ler esse livro desde que o vi pela primeira vez. O título me chamou muito a atenção. Sua resenha só aumentou minha vontade! :)

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.