Acho que precisamos relaxar um pouco. Sério mesmo. É que percebo o quanto estamos nos esforçando todos os dias para sermos melhores e aquela coisa toda, e isso cansa. Tanto o corpo quanto a alma. Não me entenda mal: não quero dizer que precisamos jogar tudo pra cima e esperar que caia do céu tudo o que desejamos. Não é isso. Apenas acho que precisamos nos dar umas férias de vez em quando, sabe? Esquecer um pouco os problemas, tirar o peso das costas e guardá-lo em um baú qualquer.
Acredito que o motivo de tanto estresse das pessoas no dia de hoje, se deva ao fato de estarmos sempre preocupados. Com fazer o almoço para as crianças, ou no meu caso, para a família; com os deveres da escola e as provas que parecem não ter fim; com o relacionamento entre apenas duas pessoas, em que há um sentimento arrebatador, e por aí vai. Isso não faz bem, minha gente. Não faz mesmo.
Pelo pouco que sei, a preocupação excessiva corrói o presente. Por que, veja bem: se você está demasiadamente se importando com o amanhã, acaba se esquecendo de viver o momento que tem agora. E, com isso, esquece que o agora é a sua única certeza. Simples, não? Nem tanto. Pelo menos não pra mim.
Caramba, acho que até as princesas de contos de fadas se esquecem de seus postos e se dão um pouco de descanso. Afinal, não deve ser muito fácil ter que sofrer sempre no começo da história e se dar bem no final - e na maioria das vezes nos braços de um bonitão perfeitinho, diga-se de passagem -, não é? Juro que não estou sendo irônica. Ou talvez esteja, só um pouquinho. Quero dizer, pense comigo: se até elas tem um tempo para não pensar em nada, porque você também não pode ter?
Sou suspeita para falar a respeito dessa questão de se preocupar demais, uma vez que é somente isso que aparento saber fazer. Penso: "Ai meu Deus, amanhã tem prova!" e me esqueço de que se quero me dar bem na prova que terei amanhã, só preciso rever a matéria hoje. Lembrando que não é legal estudar em cima da hora, porque o máximo que se conseguirá fazer é decorar a matéria, e não entendê-la. E me pergunto: qual o proveito de se memorizar uma coisa sem entender nada a respeito? Sem noção. Aliás, não vou bancar uma de hipócrita: sim, já fiz muito disso. Já gastei muito a minha memória temporária. Hoje procuro evitar isso ao máximo.
Queria que as coisas fossem um pouco mais simples, mas nunca percebo que elas realmente são. A gente é quem complica tudo; vira de ponta cabeça uma coisa sem ter necessidade de fazer isso. E o resultado é sempre o mesmo: frustração. Sabe o que quero dizer com isso tudo? Esquece o amanhã pelo menos por um minuto. Sei que temos responsabilidades, mas de nada adianta cumpri-las se não estivermos de bem conosco, relaxados. Senão acabamos por sermos responsáveis por pressão. E isso não é bom. Vamos tentar colocar em prática uma frase bem conhecida: "Viva um dia de cada vez."
É inevitável não pensar no futuro, mas como você disse: para que o futuro seja como pensamos, temos que seguir o hoje de acordo nossas expectativas.
ResponderExcluirMuito legal esse seu texto, Jeni!
Beijo
Adorei o texto flor e concordo com você que devemos viver um dia de cada vez, mas as vezes parece ser tão impossível, digo que as vezes acho que consigo me dividir em quase 5 pessoas e isso a cada dia... rsrsrsr. Mas tem dias que simplesmente deixo tudo para lá e vou ler rsrsrrs porque se não fico louca... eu já leio atualmente no ônibus quando vou e volto do trabalho, mas tem dias que sinto falta de ler na minha cama ou na praça e as vezes mesmo que seja raro eu tiro um dia do final de semana para fazer isso e garanto que é super relaxante... xero!
ResponderExcluirhttp://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirAdorei o texto!
Acho que sempre pensamos no futuro, assim como nos pegando analisando o passado. Mas acho que viver um dia de cada vez é uma sábia escolha. Afinal nunca sabemos o que nos espera amanhã.
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Acho que essa preocupação com o amanhã já está enraizada em todo mundo, é bem difícil você tentar não se preocupar. É claro que você tem que viver SIM o presente, mas você sempre vai pensar no que tem que fazer mais tarde. :( É complicado.
ResponderExcluirEu mesma me digo muitas vezes que tenho que parar de me preocupar, mas eu SEMPRE acabo me preocupando. É tenso, Jeni. :(
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Concordo com cada palavra. Acho totalmente irritante ver pessoas se preocupando com o amanhã e se esquecendo de aproveitar o hoje; acho totalmente irritante ver pais pressionando seus filhos a fazerem o que eles (os pais) querem e não o que seus filhos querem; acho totalmente irritante se preocupar com o que você nem sabe se de fato irá acontecer, e se é realmente isso o que você deseja.
ResponderExcluirCostumo ter uma opinião totalmente diferente “do mundo normal”, mas é bom saber que existem pessoas que não concordam com a pressão imposta pelo dia a dia. Só passou da hora de perceberem que essa tranquilidade é necessária e viver um dia de cada vez; perceberem antes de não terem mais tempo para isso.
Beijos, Jeni.
Ricardo - www.blogovershock.com.br
Oie amiga
ResponderExcluirAmei seu texto e concordo com tudo.
A preocupação sempre atrapalhar nosso dia a dia, fazendo com que se perda
o encantamento da vida. Muitas vezes estamos tão atolados de tarefas ou algo parecido que esquecemos de agradecer pelo o dia, ou mesmo ficar em páz e viver um dia de cada vez.
Parabéns pelo texto amiga.
Beijos
Gostei do texto Jeni. Algo que eu preciso: viver um dia de cada vez. Muitas vezes ficamos tão cerceados pelos problemas do cotidiano que acabamos sofrendo por antecipação. E isso é horrível!! Acabamos perdendo o prazer de viver com plenitude e alimentando fantasmas, que por sua vez, atraem coisas negativas para a nossa vida. Beijo!
ResponderExcluirAmei seu texto! Pela correria do dia, por tantas coisas desnecessárias que nos preocupamos, acabamos esquecendo de "VIVER".
ResponderExcluirConcordo com você:"Viva um dia de cada vez"!
Não sei porque, quando li esse texto lembrei da música: Epitáfio- Titãs!
Possa até ser que não tenha NADA a ver com o seu texto, ou possa ser que tenha... Mas que lembrei dela quando li; Ah, eu lembrei!
Beijos.
CAPRICORNIZANDO