Buonanotte, lettori! Cheguei arrasando com cumprimento em italiano porque finalmente consegui sentar na frente do computador para redigir um informativo para vocês. O mês está no fim e podem aguardar uma semana inteirinha (os próximos dias) recheada de news sobre o que chegou das editoras parceiras que ainda não divulguei por aqui nas melhores livrarias. Estou cheia de rascunhos de postagens que pretendo publicar e tem muita coisa legal, mas cadê que consigo uma boa programação para tirar as ideias do papel? Mas não entremos em desespero, porque julho está chegando e com ele as minhas férias! Tudo bem que tenho pendências escolares, mas... uhu! 

Voltando ao assunto da minha aparição, tem mais um livrinho que está saindo do forno da Biruta nesse mês! Os meninos da biblioteca, de João Luiz Marques, é um infantojuvenil recomendado para crianças a partir de dez anos e que já me despertou o interesse. Lendo a sinopse e o trecho que a editora disponibilizou, entenderão o motivo. De qualquer forma, não é de hoje que estou namorando o dito cujo; mas desde o momento em que preguei os olhos nele, quando conferi o catálogo que chegou pra mim e que mostrei a vocês na última (cliquem aqui para ver) Caixinha de Correio.

Os meninos da biblioteca, de João Luiz Marques
Quando a biblioteca de seu bairro é ameaçada de extinção, Heitor não mede esforços para defendê-la e, aos doze anos de idade, participa de sua primeira luta política. Para alcançar seus objetivos, o protagonista contará com a ajuda de seu melhor amigo e de outros moradores do bairro, além de companheiros inesperados: os personagens de seus livros preferidos, como a Narizinho, dos livros de Monteiro Lobato; o Boka, do livro Os meninos da rua Paulo; o Daniel, O menino mágico; e o Paulo, do livro Um bolo no céu. Em Os meninos da biblioteca, o autor transforma em aventura infantojuvenil sua própria luta política, vivida entre 2010 e 2012, quando a Prefeitura de São Paulo ameaçou vender o famoso Quarteirão da Cultura, que abriga, até os dias de hoje, a Biblioteca Municipal Anne Frank, no Itaim Bibi, em São Paulo. Com uma narrativa envolvente, João Luiz cria diálogos que proporcionam uma reflexão a respeito da conscientização social e o envolvimento de adolescentes em lutas por melhorias na sociedade. Além disso, incentiva a leitura e resgata algumas aventuras clássicas da literatura infantojuvenil. Os traços criativos e expressivos de Rômolo entram em harmonia com o texto, ilustrando de forma divertida o modo como os acontecimentos se encaixam na mente do jovem Heitor. Ao final, o autor compartilha um material complementar, com fotos dos locais citados na história, além de algumas notícias veiculadas na época em que houve a real luta pela preservação da biblioteca Anne Frank.
Se liguem nesse trechinho mais fofo: "Aqui fiz amigos e vivi os momentos mais felizes da minha vida, brincando e aprendendo muita coisa com os livros da minha biblioteca. Depois veio a notícia de que o prefeito queria vender este terreno pra derrubar tudo o que tem nele – a biblioteca, o teatro, duas escolas, uma creche, dois serviços de saúde e uma unidade da APAE – e construir um prédio de apartamentos no lugar. Fiquei assustado e com medo – isso não pode acontecer!"

O que vocês acharam desse lançamento? Já conheciam? Sou suspeita para falar, mas já quero!

18 Comentários

  1. Oi, Jeni!

    Gostei bastante deste lançamento, ainda não conhecia, mas me interessei pela premissa. Também quero para ontem! Infantojuvenis como esse são ótimas leituras.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! Parece tão bonzinho, né? Estou levemente apaixonada. Sério mesmo.
      Concordo plenamente com você! Sempre são pra mim!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Oie,
    vi esta divulgação por ai e achei bem legal.
    Não tenho crianças na família, mas gostei da indicação.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Também gostei muito desse lançamento da Biruta!
      Um beijo!

      Excluir
  3. OI Jeni, tudo bem?
    O livro tem uma premissa bem legal e interessante.
    Tudo para agradar aos leitores mais jovens.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia! Tudo ótimo e com você? Eu gostei muito da dica da editora!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Oiee,
    Que lançamento arrasante, curti bastante *o*
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágatha! Também curti e concordo contigo!
      Um beijo!

      Excluir
  5. Apesar de ser um livro indicado para uma faixa etária bem diferente da minha, hehe, eu fiquei com muita vontade de ler. Me pareceu ser muito fofo e a mensagem do livro parece ser ótima.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Ah, não se importe tanto com isso. Os livros da editora sempre possuem muitas mensagens nas entrelinhas que são válidas para leitores de qualquer idade. Vai por mim. E parece bem fofo mesmo!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Oi, Jeni!

    Que livro interessante! Não é um tipo de leitura pra mim, já passei da idade do público alvo da obra, mas tenho pré-adolescentes em casa e acho que essa seria uma ótima leitura pra eles!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Também achei e de fato acredito que os seus pré-adolescentes irão adorar a leitura!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da sinopse.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Willow! Também gostei muito!
      Um beijo.

      Excluir
  8. Oi, Jeni! Tudo bem? Ah, adorei a premissa do livro! Eu curto muito um livro infantojuvenil e esse me pareceu ser ótimo! Já quero saber se o Heitor vai conseguir impedir o prefeito de derrubar a biblioteca! ^^ Espero ler o livro em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony! Tudo ótimo e com você? Também gostei muito e curto demais o gênero!
      Um beijo!

      Excluir
  9. Oi Jeni!
    Gostei do lançamento, não sou la muito fã de infanto-juvenis mas hora e outro gosto de conferir.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Também gostei muito e eu amo infantojuvenis!
      Um beijo!

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.