Endereços: Buscapé | Orelha de Livro
Gênero: Ficção brasileira
Páginas: 248
"Se as pessoas forem dependentes do governo, porque vão optar pela mudança? Por que vão reclamar disso ou daquilo? Elas sabem que, se arrumarem problemas, vão perder a boquinha. Então melhor deixar tudo como está." Trecho extraído da página 212
Quando recebi a proposta por um dos autores para resenhar esse livro, não precisei pensar muito para aceitá-la. Isso porque um dos meus objetivos literários para esse ano é justamente mudar um pouco os meus tipos de leitura. E, bom, política não é nem de longe um assunto que costumo ler com frequência. Sendo assim, quando dei uma pesquisada básica a respeito do exemplar em questão, me animei bastante para iniciar a leitura e graças aos seres superiores não me decepcionei nem um pouco com o que encontrei. Ter justiça no sangue nessas horas caiu super bem!
Entre quatro poderes, do grupo sic, nos brinda com uma história bem desenvolvida de desvio de dinheiro público por parte de políticos sem um pingo de vergonha na cara. Como se esse assunto já não causasse certa curiosidade para um posterior aprofundamento na narrativa, acrescentem aí mortes suspeitas e testemunhas desaparecidas. Impossível não ficar com uma pulga atrás na orelha, né? Principalmente porque também demonstra como uma pessoa envolvida nesse chiqueiro de porcos, ainda sem se sujar de lama, aos poucos se deixa corromper e diz adeus aos seus próprios princípios e ideais para seguir o que foi estabelecido por pessoas mais poderosas. Seja por ameaças ou até mesmo por já estar, ainda que indiretamente e sem querer, ligada à rede de falcatruas.
Gostei demais dessa leitura e me vi literalmente vidrada na história durante todos os momentos de sua realização. Sério, fiquei impressionada com até que ponto uma pessoa é capaz de chegar para alcançar os seus objetivos obscuros, não se importando em passar por cima da própria família ou de um amor. Os climas predominantes também tiveram uma boa importância para isso ocorrer, visto que suspense e impunidade se encontram em cada linha desse exemplar, em grande quantidade.
Os personagens são completamente reais. Tenho certeza que existe um Alberto Barão, de origem financeira bem pobre, mas de sonhos ricos no que diz respeito à melhoria de vida de toda a população carente ao redor, perambulando por aí; uma jornalista Danica, com sangue para a profissão correndo nas veias que não poupa esforços para fazer um trabalho digno, embora as condições não sejam as melhores; uma mulher de personalidade forte como Estela, que após ter comido o pão que o diabo amassou e ter sido usada como se fosse descartável para objetivos políticos, descobriu o seu valor e passou a não aceitar migalhas de ninguém; um safado cheio de lábia como o Cláudio, que só quer saber de facilidade; além de muitos outros. A forma com a qual todos tiveram o lado psicológico trabalhado chamou a atenção, sem falar que, pelo menos pra mim, nenhum personagem ganhou mais destaque que outro. Todos mostraram serviço, por assim dizer.
Ah! E vocês já viram uma história começar pelo fim? Esse livro se inicia dessa forma e a alternância de tempo à todo capítulo, sendo devidamente indicado e encaixado aos acontecimentos, é um dos seus diferenciais. Isso, somado ao fato dos autores terem esclarecido um pouco mais a minha visão superficial sobre o jornalismo, mostrando como de fato é o trabalho de profissionais dessa área, me deixou super satisfeita com a leitura. Apenas duas coisas me incomodaram um pouco e me impedem de atribuir nota máxima à trama: a quantidade exagerada de palavrões e os erros encontrados na revisão. Até compreendo a utilização de palavras de baixo calão nesse caso, uma vez que todos os personagens fazem questão de ser o que são de fato, sem ligar para nada nem ninguém. Contudo, a enxurrada de xingamentos foi desnecessária em muitas partes e até um pouco irritante. Já a questão da revisão, percebi a ausência de algumas preposições nos textos, o que foi chato.
Todavia, preciso esclarecer que esses dois pontos à parte não foram suficientes para fazer com que a leitura perdesse o seu encanto, que provocou sentimentos variados - desde repulsa (diante dos fatos) à compreensão (nunca entendi política de fato; apenas tinha consciência dos roubos descarados). Não conseguiram fazer com que eu mudasse de ideia sobre todas as reflexões que me inundaram enquanto lia, ávida por mais um capítulo o tempo inteiro. Faço questão de enfatizar isso, porque sei bem que comentários relativamente negativos influenciam bem mais que os positivos.
Todavia, preciso esclarecer que esses dois pontos à parte não foram suficientes para fazer com que a leitura perdesse o seu encanto, que provocou sentimentos variados - desde repulsa (diante dos fatos) à compreensão (nunca entendi política de fato; apenas tinha consciência dos roubos descarados). Não conseguiram fazer com que eu mudasse de ideia sobre todas as reflexões que me inundaram enquanto lia, ávida por mais um capítulo o tempo inteiro. Faço questão de enfatizar isso, porque sei bem que comentários relativamente negativos influenciam bem mais que os positivos.
Enfim, sobre os dados técnicos, as folhas são amareladas, a fonte possui um tamanho meio pequeno e como dito anteriormente, a revisão deixou a desejar. A diagramação tem um ar simples. Cada capítulo possui numeração especial e título grande que tem ligação com as suas respectivas páginas, além de ter o seu início marcado por uma frase de efeito, de autoria de grandes nomes como Renato Russo, Woody Allen, Camilo Castelo Branco e Voltaire. E, claro, em uma escala de zero a cinco, esse livro ganhou quatro e recomendo muito para quem quer leituras variadas e envolventes.
Ótima resenha e mais uma vez obrigado por aceitar o desafio de resenhar o livro! Vejo muitas pessoas comentando que não gostam de política, que evitam o tema. Porém, gostando ou não, é a política que move nossas vidas. Tudo está relacionado a ela ou não! Porém, a escolha por melhorias está em nossas mãos, ou melhor, no nosso voto. E certamente as pessoas poderão escolher melhor seus representantes nas diferentes esferas do poder sem saberem o que realmente acontece nestes locais.
ResponderExcluirDesta maneira, o livro Entre Quatro Poderes discute o relacionamento entre as pessoas que comandam a política brasileira, reunindo histórias fictícias similares a casos vivenciados pelos autores.
Entre Quatro Poderes é um romance cujo protagonista é Churrasco, o prefeito da cidade de Suares, que ao perceber que a Polícia Federal está na cidade para prendê-lo, começa a repensar suas ações no comando do Executivo.
A publicação traz ao público o que acontece nos bastidores da política e quase nunca é divulgado. O romance se passa na cidade fictícia de Suares, porém, representa a realidade política enfrentada em muitos municípios em todo País. Certamente será uma obra literária que aguçará as discussões sobre o verdadeiro papel do político frente as demandas do povo.
A iniciativa de escrever o livro germinou de repetidas discussões sobre política, quase que diária, depois do expediente de trabalho. Diante das muitas interrogações surgidas das conversas entre os quatro jornalistas, surgiu a ideia de se pesquisar sobre o assunto e colocar tudo no papel. Decidimos pela ficção e criamos personagens para situações que já foram diversas vezes estampadas em capas de jornais.
Na verdade, o que os quatro pretendem com o leitor é que ele, na sua leitura, entenda como é o processo político, principalmente no caso dos escândalos e da corrupção. Como isso acontece, e como, muitas vezes, mesmo inocentes, e bem intencionados, alguns políticos são envolvidos. A história se desenvolve de forma que o próprio leitor terá a sua interpretação, quanto à inocência ou a culpa de um ou outro político.
Claro que tem culpados na nossa ficção, e inocentes, e que tudo, se bem entendido na leitura que faz o leitor, tem um porquê, e esse julgamento será feito conforme o entendimento dessa leitura.
Grande abraço!
Oi, Anderson! Tudo bem?
ExcluirPuxa, fiquei tão feliz em ver o seu comentário por aqui! É ótimo saber que gostou da minha resenha sobre a obra. Fui super sincera em tudo que disse!
Aliás, seus comentários extras sobre o livro foram bem colocados. Assim, quem ler a resenha, se deparará também com mais detalhes sobre a história!
Um beijo!
Toda vez que leio alguma resenha desse livro eu fico na duvida de se quero ler ele. Não gosto de histórias que envolvam politica. Já li alguns livros que começam pelo fim sim hehe.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi, Sil! Leia, mulher!
ExcluirE sério? Acho que sou a única que não tinha lido até agora. Haha!
Um beijo!
Oie Jeni
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas por incrível que pareça sou uma das que gosta de ler sobre ou discutir sobre política. E acho que nunca li um enredo parecido. Achei a sinopse magnífica, e sua resenha super instigante. Vai pra listinha de livros que devo ler.
bjos
www.mybooklit.com
Oi, Jacque! Não sou muito fã de política porque nunca compreendi de fato, então esse foi outro ponto positivo da leitura pra mim: abriu meus olhos para certos detalhes que antes passavam abatido.
ExcluirHm! Leia, mulher! Em breve terá sorteio dele por aqui!
Um beijo!
Oi Jeni!! Que resenha empolgada e super completa :) Esse parece ser um livro que podia virar um ótimo filme, principalmente quando você falou da mudança do tempo e de ele ter começado pelo fim, já fiquei imaginando cenas na minha cabeça! Geralmente eu gosto de assistir coisas desse gênero e pra ler eu já me volto pros romances, variando um pouquinho ali no Harlan Coben e sick lit e depois eu volto haha mas a sua resenha ficou muito boa! Nunca tinha ouvido falar no livro, quem sabe um dia eu leia ;) beijos! http://www.trocandodisco.com.br/
ResponderExcluirOi, Fernanda! Puxa, obrigada! Gostei mesmo do livro, apesar dos pontos negativos que comentei nela.
ExcluirE sabe que concordo com você? Também fiquei pensando que essa história podia ir parar nas telonas!
Um beijo!
Oi, tudo bom!
ResponderExcluirEsse livro é perfeito para uma adaptação, não ligo muito para xingamentos, afinal, já assisti muito e adoro Pulp Fitction hsuahusauhsuahu o tema me lembrou um cado de house of cards, uma série q eu estou amando atualmente, estou muito envolvido com o tema e fiquei realmente bastante interessado nesse livro, tenho gosto de ver como a qualidade dos autores brasileiros está crescendo tanto!!
Gustavo http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, Gustavo! Cara, pensei justamente nisso enquanto lia!
ExcluirTenho uma boa notícia pra você, já que está interessado: semana que vem tem sorteio dele por aqui! Uhu!
Um beijo!
Oi, Jeni! Tudo bem? Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas elas conseguiram me convencer a ler o livro. A sua também não foi diferente! Após lê-la me bateu uma baita vontade de ler "Entre Quatro Poderes"! Adorei a resenha! :D
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br
Oi, Tony! Tudo ótimo e com você?
ExcluirPuxa, fico bem feliz. Vale a pena a leiura.
Um beijo!
Olá!!
ResponderExcluirTemos uma opinião bem parecida em relação a obra. Gostei muito de ter conhecido um pouco mais de Suares. Como disse na minha resenha, tenho certeza que muitos fatos ali citados foram vivenciados pelos autores;
Achei um maximo começar pelo final e os capitulos alternados, demais mesmo!
Enfim, eu adorei a leitura :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Miranda! É ótimo saber disso.
ExcluirTambém gostei do que encontrei!
Um beijo.
Jeni, eu também quero mudar minhas leituras, não mudar, mas melhorar e inserir outros temas e política também é um deles! Acho que o momento que estamos vivendo no Brasil faz com que a gente tenha que entender mais e ser mais participado com o que acontece á nossa volta, achei 4 uma ótima nota e me animou. Apesar de eu preferir viver no mundo da fantasia, as vezes precisamos de um choque de pilantragem para também ficar esperta para vida. E que doideira começar do fim, já li um ou dois livros com narrativa assim e achei incrível, não ligo pra xingamentos, não sei se acharia isso irritante. AMEI sua resenha, super completa e me deixou com o sabor do livro!
ResponderExcluirEu adoro seus dados técnicos, faz tempo que queria comentar isso hahaha
ResponderExcluirNossa, eu adorei a resenha! Sério, adoro ler sobre política, embora pense que deveria me inteirar ainda mais, e o livro deve ser muito do que vemos por aí.
A questão da revisão falha é um problema em MUITOS livros brasileiros. Dos novos autores que li (embora eu não seja uma leitora voraz dessa categoria), acho que o do Flavio Sanso, que já resenhei, foi o melhor nesses termos. Aliás, o livro dele é tão perfeito! Hahahaha
Beijossss
Meu Meio Devaneio
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirApesar de ter achado a capa do livro maravilhosa, eu estou correndo de livros com temática de política. Sério, já tive minha quota desse tema na faculdade e agora quero descansar um pouco e ler apenas sobre dragões, feiticeiras e magos HAHAHAHA. Gostei dessa ideia do livro começar pelo final e ter essa alternância de tempo, são poucos os autores que conseguem fazer isso e ainda cativar o leitor.
Também não curto livros que tenham excesso de palavrões, tudo bem que muita gente conversa assim, mas trazer esse defeito dos ser humano para a leitura, mesmo que para deixar o personagem mais real, não é algo que me agrada. Erros de revisão também são broxantes. Qualquer professor de português pode fazer a revisão de um livro e cobra baratinho, nem precisa pagar essas empresas que vão te cobrar milhares de dilmas para fazer o serviço.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Oi, Jeni!
ResponderExcluirRealmente é um livro interessante e foge aos lançamentos atuais.
Acho super válida esse tipo de história porque abre os nossos olhos para o que está acontecendo atualmente. Política é um assunto que interessa a poucos, mas que deveria interessar a todos e ver isso na forma de ficção pode ser mais interessante e também pode conquistar o leitor de modo a que ele vá realmente pesquisar sobre o assunto.
Interessante ver a preocupação do autor em colocar pessoas reais na sua obra, de forma a nos aproximar ainda mais da história.
Super curti sua resenha.
Beijocas,
http://www.segredosentreamigas.com.br/
Hey, tudo bem?
ResponderExcluirDiferente de você política é um tema que eu estou bem acostumada em buscar nas minhas leituras e eu realmente adoro tramas que giram em torno da mesma. E é por isso mesmo que esse livro já entrou para a minha lista. Adorei o título, muito sugestivo e a capa também é muito legal.
Que bom que esse livro te conquistou, parece ser realmente incrível e os personagens também parecem muito legal e como uma futura jornalista acho muito legal que o livro tenha conseguido expandir a sua visão sobre essa profissão que pra mim é tão essencial no meio político.
Acho que nem preciso reforçar o quanto fiquei louca para conferir. Adorei a sua resenha e espero poder gostar dessa história tanto quanto você.
Beijos.
Dois Dedos de Prosa
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que livros de ólítica são os últimos que iria querer ler, mas esse livro me deixou com a pulga atrpas da orelha também! Fico sempre indignada com as falcratuas e corrupção que vemos por aí, e acho que seria interessantíssimo ler um livro que fala como isso acontece. Realmente deve deixar a gente bastante envolvido com a leitura, querendo saber o que vai acontecer né.
Outra coisa que me chamou a atenção foi isso de o livro começar do final, é bem original, e se souber ser desenvolvido deve ficar massa!
Adorei sua resenha, me deixou bem curiosa pra ler!
Beijos
www.romanceseleituras.com
Oi Jeni!
ResponderExcluirEu adoro esse tipo de livro com tramas políticas, envolvendo assassinatos e mistérios! Fiquei com vontade de ler!
Beijos,
Fernanda
http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/
Oie flor
ResponderExcluirEu ainda nao li o livro..
De inicio só pela capa eu já curti.. não sou fã de politica, mas pela sua resenha que o livro tem mais do que isso, né...
Sinceramente, to na duvida se lerei ou não... não faz muito meu tipo, sou mais da área de romance!
Veremos!
Bjinhos
Pam
Meus Livros Preciosos
Oie, Jeni. Tudo bem?
ResponderExcluirEu já tinha visto a capa desse livro por aí e tinha adorado, mas quando fui pesquisar e vi que se tratava de política, deixei de lado. Agora, enquanto lia a resenha, bateu uma curiosidade, pois deu pra notar o quanto gostou da leitura. Não faz muito meu estilo, mas acho que vou arriscar.
Beijos,
Leo
www.segredosentreamigas.com.br
Olá!
ResponderExcluirTambém não me interesso muito sobre política, mas de vez em quando gosto de dar uma variada nos gêneros que leio. Achei interessante a obra se escrita com alternâncias de tempo. Vou anotar sua sugestão, vai que um dia eu quero conhecer uma narrativa diferente haha
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook
Oieee!! Realmente esse é um ótimo livro para ser lido em meio a onda de manifestações e tudo o mais que vem acontecendo na politica de nosso país! Gostei da sua resenha, bem completa e esclarecedora. A capa ficou ótima, eu adorei e tbm já estou conversando com os autores ;)
ResponderExcluirxoxo
http://www.amigadaleitora.com/
Não tenho essa coragem de sair selecionando livros de gêneros diferentes para ler rs.
ResponderExcluirClaro, é bom diversificar, mas alguns temas com certeza não me agradariam. Politica é um deles. Mas que bom que foi uma experiencia válida para você.
A capa ta linda demais, pena que a editora não colaborou com a revisão.. esse já é uma falha recorrente desse selo.
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oire :)
ResponderExcluirSuas resenha são sempre ótimas, queria conseguir escrever tanto assim. As minhas são sempre mais resumidinhas.
Não é um tipo de livro que me chame muito a atenção, já que fujo dos temas políticos (não deveria, eu sei), mas quem sabe um dia eu dê uma chance né?
Beijos
Livros e blablablá
Oi Jeni!
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, acho que foi a primeira que eu li sobre esse nacional, mas eu já estava querendo MUITO porque é de um tema que me interessa (inclusive casa com a minha faculdade).
Beijos :3
~nathália
www.livroterapias.com