Meu Conselheiro de Luz
Número de páginas: 384
Livro no skoob: clique aqui
Classificação: 5\5
Sinopse: Rafaela descobriu o verdadeiro significado do amor. Sim, ela já havia se apaixonado algumas vezes e namorado alguns garotos da escola... Nenhum deles, porém, é como Leonardo, um rapaz naturalmente bom. Na verdade, um anjo. Não um anjo mítico, desses de histórias fantásticas, pois não possui asas, nem auréola. Mas ele brilha e emana uma luz calma impressionante, trazendo a ela um fio vibrante de esperança. Tudo seria perfeito, se ele não fosse um espírito. E ela também. No entanto, o fato de ela ser um mero fantasma vagando pela Terra e ele um poderoso Conselheiro de Luz não a impede de fazer de tudo para conquistá-lo. Ela cogita até mesmo ajudar sua pior inimiga, a garota que sempre fez questão de humilhar. Na verdade, esta é a condição para que Rafaela alcance o céu... E Leonardo. O problema é que ela não sabia que isso poderia ser tão difícil: para chegar ao céu, não basta querer. A garota terá de se libertar do orgulho e da raiva... E utilizar-se de sentimentos como o amor e o perdão.

Este livro nos conta a história de Rafaela Satto, uma adolescente de 17 anos que não poupa esforços para maltratar as pessoas. Sempre pensando em si, acha que pode destratar qualquer um, especialmente Carlla, a menina que apesar de nada fazer, a perturbava de uma maneira incompreensível. 

Carlla carrega consigo uma dor sem limites, que não parece cessar. É rejeitada e muito humilhada na escola e não tem amigos. Sempre se veste com trajes de cores pretas, bem soltos no corpo. A agonia que senti por ela diante de todo o seu sofrimento foi muito grande.

Desde o primeiro momento em que conheci a Rafaela, fiquei incomodada com o seu jeito de ser. Ela tem um coração mais duro que pedra e mais frio que gelo. Não há sinal algum de bondade em si, muito menos amor. O jeito dela de achar que todos devem curvar-se diante de seus pés e que é a rainha da escola faz com que o leitor fique com uma vontade enorme de apertar o pescoço dela sem pensar muitas vezes. Mas isso muda.

Durante mais um dia que seria como outro qualquer na escola, Rafaela encontra com a Carlla, sua especial vítima de maus tratos, e se surpreende com um recado que a menina deixa para ela. Sendo este ameaçador e muito estranho, Rafaela começa a se sentir esquisita diante de tal mensagem. Não sabendo ela que uma simples frase colocaria seu futuro em jogo e sua vida tomaria um rumo totalmente novo e inesperado. 

Após o recebimento do recado, Rafaela começa a passar por situações extremamente esquisitas, e durante uma ligação de sua melhor amiga Daniele, descobre que as coisas não estão mesmo normais. Há algo perigoso prestes a acontecer e a nossa protagonista com o intuito de se relaxar quanto a isso, decide fazer um passeio com a amiga. E é aí que acontece o acidente no qual mudará sua vida e - graças a Deus! - jeito de ser. Só deixo claro que isso não é spoiler, visto que está escrito na própria sinopse do livro que a Rafaela é uma fantasma.

"Eu perdi a consciência de mim mesma por algum tempo. Aquela claridade rodopiava em volta do meu corpo e eu me sentia como se estivesse flutuando no espaço, perdida em uma dimensão desconhecida."

De início eu não suportei o fato de Rafaela não acreditar que morreu. Tipo, de cinco em cinco minutos ela ficava se perguntando isso, e quando parecia que a ficha caiu, ela começava a chorar. Quando parei para pensar e me colocar no lugar dela, pude perceber o quanto estava sendo injusta, visto que se fosse comigo teria entrado em desespero do mesmo modo que ela fez. E apesar de ficar incomodada com os seus choros frequentes, pude notar que sempre tinha um bom motivo para eles e que como dito antes, se fosse comigo, aconteceria o mesmo.

Agora restará a nossa protagonista encarar os tantos desafios e novidades que o mundo espiritual lhe trará, e acostumar-se com a nova vida. Contudo, como ela morrera com o coração frio e sem qualquer tipo de sentimento bom pelo próximo, é claro que o seu destino não seria o Céu. Não sem uma mudança. Então ela recebeu uma chance de se redimir e mudar, mas as coisas não serão tão fáceis assim. Ela terá de ajudar quem mais humilhou em vida e terá como "ponto de paz" Leonardo, o Conselheiro de Luz designado para ajudar-lhe. Este que é extremamente respeitoso, bom no que faz e muito bonito. 

Achei a leitura intensa, viciante e pesada, visto que o enredo trata de assuntos como o bullying e drogas. Também fala de transformação, perdão e o sentimento mais lindo do mundo: o amor. Eu gostei muito da história, e os sentimentos dos personagens me tocaram bastante, especialmente o sofrimento de alguns. Chorei, sorri, me senti angustiada e suspirei com o decorrer da leitura. 

A narração é feita em primeira pessoa. A diagramação é simples e a revisão está impecável, livre de erros de ortografia. Os capítulos são numerados e titulados, podendo portanto serem encontrados facilmente pelo sumário existente no livro. Por fim, achei que os personagens foram muito bem construídos e que a história ficou sem pontas soltas. Ah, e o final é tão lindo que não pude conter um sorriso de orelha à orelha. Super recomendado! 

"Ninguém passa despercebido pelas forças amargas do destino. Não tem como fugir, não tem para onde correr. Podemos ser donos do nosso hoje, mas não do amanhã." 

11 Comentários

  1. Muito obrigada pela resenha bem detalhada e escrita, Jeni!
    Obrigada também pelo interesse em participar do Book Tour e pelo apoio inigualável!

    Fico muito feliz (muito MESMO) por tê-la tocado de alguma forma através do livro, é muito gratificante para o meu trabalho como autora.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeni!
    O fato dela ser um fantasma me repele um pouco da leitura, confesso. rs Mas, por tudo que você disse, o livro parece ser muito bom e passar uma mensagem legal aos leitores.
    Histórias sem pontas soltas e com personagens bem construídos não são tão fáceis de achar ultimamente.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Jeni. Meu Conselheiro de Luz parece ser um livro e tanto! Fiquei curiosa por saber que ele traz em seu conteúdo nuances sobre o espiritismo e pautas sobre bullying e drogas. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nahim...Esse é uma dos meus livros favoritos. Também levou nota máxima na minha resenha. Muito bom, né? A Rafa é impiedosa no começo, mas no final não tem como amar ela. kkkBeijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeni..

    Menina que resenha linda...cada vez que leio uma fico mais aflita esperando chegar a minha vez..rsrsrrs

    Beijokas!

    Fê!

    ResponderExcluir
  6. Não tenho um pinguinho de vontade de ler este livro, quer dizer, se eu ganhar ou alguém me dar, ficarei imensamente grato, do contrário...
    Sua resenha está muito boa! Parabéns
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Beijos
    Gabriel - Corações de Neve.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jeni, que linda resenha, Ah, vc não tem ideia do quanto quero ler esse livro.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie amiga.
    Parabéns pela resenha.
    Eu também estou participando do Book Tour é serei a próxima em ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Jeni, que resenha linda, sério!!!!
    Graças a você, estou com uma vontade imensa de ler esse livro! Normalmente eu evito esse tema e tudo mais, mas vou dar uma chance e tenho quase certeza que não vou me decepcionar.
    Beijos!
    http://santuario-de-letras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeni,
    Não conhecia esse livro e achei a sinopse interessante.
    Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa!

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar nesse livro! Mas gostei muito da sinopse e pretendo ler quando puder!
    Bjinhos e Tudo de bom!
    http://constelandoalvoradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.