Olá, leitores! No começo do mês a Beatriz Cortes, autora do romance O Outro Lado da Memória, cedeu uma entrevista exclusiva ao blog. Porém, por conta de imprevistos, não tive como arrumar a postagem e publicá-la antes. Peço desculpas por isso. Aliás, a querida Beatriz também respondeu as perguntas em vídeo, e vocês poderão conferi-lo no final desta postagem.

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q77/s720x720/970255_458004940950339_1243587619_n.jpg Beatriz Cortes é uma jovem estudante de Psicologia pela Fundação São José de Itaperuna. Cristã, com uma fé inabalável em Deus e no amor, sempre foi comunicativa, se destacava em matérias que exigiam capacidade e criatividade para escrever. Desde criança escrevia textos, contos, histórias e sonhava que as mesmas pudessem impactar as pessoas. Quando finalmente esse ano colocou no papel uma história romântica, realista e que irá emocionar leitores de todas as idades.

Quando percebeu que estava na hora de colocar as suas ideias no papel e mostrá-las para o mundo? Sempre teve esse desejo? 
Bom, eu sempre gostei de escrever, desde criança. Só que de um tempo pra cá, fazendo terapia, o meu psicólogo me incentivou a fazer algo que eu gostasse. E aí eu não fiquei satisfeita só em escrever o livro, eu precisava que as pessoas lessem o que eu escrevi. Então, escrever o livro e publicar foi uma coisa bem nova pra mim, diferente, e que eu estou gostando muito do resultado. 

Sabemos que você está escrevendo uma nova história, e que inclusive divulgou em uma de suas redes os nomes de dois personagens. Pode falar um pouco sobre ela?
Nicholas e Lorena foram os nomes que divulguei esses dias no facebook. Eu não posso falar muito sobre ela, nem sobre ele, a única coisa que posso dizer é que vai ser uma surpresa, assim, bem grande. Tem a ver com o O Outro Lado da Memória. Não é uma continuação, exatamente, mas terá detalhes que só quem leu O Outro Lado da Memória irá entender.

Como surgiu a ideia da história do livro O Outro Lado da Memória? Quanto tempo levou para escrevê-la?
A história de Luíza não é uma auto-biografia, eu nunca passei por nada nem parecido. Ela surgiu meio do nada assim, e eu comecei a escrever e estudar sobre esses assuntos, traumas que acontecem na nossa adolescência e que a gente carrega aquilo pro resto da vida. Então ele surgiu no meio desses estudos, não foi especificamente alguma coisa ou algo. Levei mais ou menos de 5 a 6 meses pra escrevê-lo totalmente. Eu escrevi durante uns 2 meses, parei na metade, e no meio do ano passado terminei.

Pra você, quais foram as piores barreiras que teve de enfrentar para ter a sua obra publicada?
Bom, as piores barreiras foram, ás vezes, as pessoas que não acreditam e acham que a gente não vai conseguir. Então, acredito que a gente tem que ter foco. Se você focar e correr atrás, você consegue. Mas não é fácil. Então muitas das vezes, eu pensei em desistir, porque não tinha, ás vezes, condição nem mesmo financeira, nem emocional e você fica ouvindo sempre que não vai conseguir. E tem horas que parece que você não vai mesmo! Mas se você persistir, você consegue!

Em O Outro Lado da Memória, a protagonista possui uma cicatriz do passado que interfere no aproveitamento do presente, sem medo. Isto é algo muito real, visto que muitas pessoas sofrem da mesma coisa. Por que você colocou esta característica nela?
Coloquei essa característica nela principalmente por ser uma coisa comum. Porque todos nós passamos por momentos em nossa vida que a gente acha que não vai dar mais, que não vai suportar algumas coisas ou alguns momentos. Mas isso pode ser vencido e foi o que aconteceu com a Luíza. Então, essa característica além de ser comum, é uma característica que é muito dolorosa e difícil de lidar. E é um assunto que me atrai muito, que eu acho que nós deveríamos olhar mais, com mais atenção, cuidar mais.

Como você se sente ao ler uma resenha a respeito da sua obra?
Eu fico muito feliz quando vejo resenhas do meu livro em algum blog, ou site da internet. Porque eu vejo que é uma resposta que meu trabalho está sendo bem aceito e por mais que haja críticas, é sempre bom pois vamos crescendo. Quando eu pego meu próprio livro hoje, e vejo textos que escrevi antes, vejo o quanto amadureci. E por mais que o tempo passe, a gente vai sempre crescendo, sempre melhorando. Então eu fico super feliz, e façam bastantes resenhas!

Qual é o seu gênero literário e livros favoritos?
Meu gênero favorito é o romance, é o que mais gosto de ler e de escrever. Meus livros favoritos são dos autores Nicholas Sparks, Emily Giffin, Gustave Flaubert, são livros como A Escolha (Nicholas Sparks), Madame Bovary (Gustave Flaubert).

Teve algum livro em especial que te incentivou a começar a escrever histórias também?
A Marca de uma lágrima, que foi um livro que li na adolescência e que me incentivou muito a escrever.

Você possui algum personagem preferido, a respeito de seu romance de estreia?
O meu personagem favorito é o Arthur. Nem é tanto a Luíza, eu gosto muito dela também mas ela é um pouco mimadinha e tal. Mas o Arthur é a pessoa que eu gostaria que todos os outros meninos e homens fossem. Porque ele não é bobo, sabe impor sua opinião e ao mesmo tempo é cuidadoso, carinhoso, sabe ouvir e isso vale muito, pois acho que as pessoas que se tornam nossas amigas de verdade, nossos amigos, isso faz fluir melhor o relacionamento.

Qual é o seu trecho favorito de seu primeiro livro publicado?
O trecho que mais gosto é no último capítulo antes do Epílogo:
"Sei que passaremos por coisas difíceis. Mas quando se tem a certeza de que a pessoa escolhida é a pessoa certa pra você, qualquer obstáculo se torna mero detalhe. O amor vence. Eu tinha essa certeza e o Arthur também. Nada atrapalharia nossa felicidade agora." (página 242)

Em sua opinião, qual a importância dos blogs literários para a literatura nacional?
Os blogs literários têm uma importância muito grande, pelo menos na minha opinião. Porque muitas das vezes o autor não consegue divulgar sozinho. Não tenho como chegar e apresentar meu livro em MANAUS, por exemplo, mas se eu conhecer um blog, ou alguém que possa me ajudar a divulgar, isso é muito importante e torna mais fácil. Os blogueiros, normalmente, são pessoas muito doces e que nos ajudam muito, nos incentivam muito, porque querem ler, querem entender o que você está sentindo, o que você pensou.

Muito obrigada por conceder esta entrevista exclusiva ao blog, Beatriz. Poderia deixar uma mensagem para os leitores?
Quero agradecer a todos que já leram O Outro Lado da Memória, agradecer a Jeni, aos blogs, todos que têm me ajudado. Porque é muito difícil mas, eu tenho visto que está valendo a pena. E o recado que deixo é pra vocês nunca desistirem do sonho de vocês, por mais que pareça difícil, por mais que as pessoas não acreditem em você. Mantenha seus olhos no alvo, no foco e vá em frente. Porque "só encontramos a felicidade se formos atrás dela". Então corram atrás, sonhe, e você chegará lá! Um grande beijo!

8 Comentários

  1. Parabéns pela entrevista Jeni! Estou ansiosa para ler o livro da Beatriz Cortes, O Outro Lado da Memória! Gostei muito do vídeo e achei a autora super simpática. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oie Jeni
    Gostei muito da entrevista e das respostas da Beatriz.
    Eu já li o livro é gostei muito. Meu personagem preferido também é o Arthur. Ele é muito perfeito!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista! Bacana como ela levou a história para o papel buscando saber e pesquisando muito. É sinal de empenho.
    Sucesso a autora. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeni, gosto de entrevistas. Não conhecia a autora nem o livro, ou não lembrava... O mais bacana foi o vídeo, curti muito ver a autora falando, a música de fundo ficou foda. Li a entrevista toda, mas tive que ver vídeo kk Desejo todo o sucesso para a autora, estou com vontade de ler o livro dela agora... ótimas perguntas e respostas excelentes, curti.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não conhecia a autora e muito menos o livro,ela parece ser uma pessoa maravilhosa. Vou correr atrás do livro dela.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Que entrevista bacana, hein?
    Conheço a autora e seu livro. As perguntas foram bem formadas e as respostas da autora também foram muito boas.
    Espero ler o livro dela em breve e gostar. Gostei do posicionamento dela diante algumas circunstâncias. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Legal a entrevista
    não conhecia essa autora

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.