Boa tarde, galera linda! Recordo-me que no ano passado acompanhei as postagens de leituras destacadas do ano de diversos blogueiros e fiquei me sentindo péssima. O motivo? Ainda que eu tenha realmente entrado no mundo da literatura em 2012, consegui ler apenas onze obras e outros tantos leram, no mínimo, mais de trinta. Sei que isso envolve vários quesitos, como a questão do hábito de leitura de muito tempo e por isso o ritmo ser bem mais rápido, mas ainda assim não consegui aceitar isso muito bem. Até cheguei a me rotular de lesma literária, no sentido mais humorístico possível, claro.
No meio dessa tristeza toda, disse para mim mesma que nesse ano isso iria mudar. Que eu leria trinta livros. E cadê que consegui? Todavia, tenho os melhores motivos ou desculpas para isso: estudei feito uma escrava pelo fato das minhas aulas serem em período integral; chegava em casa morta pelo cansaço e ainda tinha vários exercícios e trabalhos para fazer; e sofri de uma crise existencial das piores - bem aquele negócio de Por qual razão sou assim? e Por Atena, não sei fazer nada direito! - o que me levou a ficar bem desanimada até mesmo para colocar a leitura em dia.
No meio dessa tristeza toda, disse para mim mesma que nesse ano isso iria mudar. Que eu leria trinta livros. E cadê que consegui? Todavia, tenho os melhores motivos ou desculpas para isso: estudei feito uma escrava pelo fato das minhas aulas serem em período integral; chegava em casa morta pelo cansaço e ainda tinha vários exercícios e trabalhos para fazer; e sofri de uma crise existencial das piores - bem aquele negócio de Por qual razão sou assim? e Por Atena, não sei fazer nada direito! - o que me levou a ficar bem desanimada até mesmo para colocar a leitura em dia.
Quinze. Se você está se perguntando quantos livros consegui ler neste ano, a resposta é essa: quinze obras, em uma mistura de nacionais e internacionais. Percebi e pretendo levar esse pensamento para o ano que vem, que cada um tem o seu ritmo de leitura e o meu é esse aí. Leio devagar por ter uma concentração bem fácil de ser perdida e por problemas de vista, uma vez que não consigo ficar tanto tempo quanto gostaria apreciando histórias sem me olhar no espelho e ver que meus olhos estão parecidos com tomates de tão irritados.
Apesar de poucas, algumas leituras específicas me deixaram extasiada e estarão na minha memória por bastante tempo. Aliás, vale lembrar que cada comentário a respeito de determinada obra a seguir, é um trecho que retirei da resenha que já publiquei no blog. No mais, confira abaixo as sete melhores leituras deste ano para mim.
Apesar de poucas, algumas leituras específicas me deixaram extasiada e estarão na minha memória por bastante tempo. Aliás, vale lembrar que cada comentário a respeito de determinada obra a seguir, é um trecho que retirei da resenha que já publiquei no blog. No mais, confira abaixo as sete melhores leituras deste ano para mim.
"Fiquei impressionada com todo o desenvolvimento da história, com a forma pela qual a autora escreveu um romance completo, cheio de bom humor, diálogos hilários e realismo. O amor foi tão bem explorado e escrito, que quase se tornou palpável. Aliás, digo real pela questão de não se tratar apenas de uma paixão juvenil, mas sim de um amor verdadeiro, maduro e delicado, que com o passar das experiências se tornou ainda mais forte e intenso."
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro Amor No Ninho.
"Que livro é esse, cara? Incrível demais! Mescla mistérios, sensualidade e violência, com direito à uma dose de ação. Até pude encontrar momentos em que a sensibilidade pairava no ar! Me senti envolvida com todos os personagens e seus segredos. A história me agradou em todos os momentos. Os personagens foram muito bem construídos e o enredo muito bem desenvolvido. E, bom, fiquei boquiaberta com a solução do mistério. Boquiaberta!"
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro Fique Comigo.
"Essa história é tão, mas tão bonita! Estou encantada até agora. A partir de determinada parte da narrativa, me vi envolvida de tal forma que não consegui pausar a leitura e terminei-a apenas de madrugada. Com os olhos quase fechadinhos, molhados por causa das lágrimas e boquiaberta. O autor soube desenrolar o enredo de um jeito magistral, de forma que não há nenhuma ponta solta e todos os fatos, até mesmo os aparentemente sem importância, se encaixam como peças de um quebra-cabeça."
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro Uma Longa Jornada.
"Quando pegava o livro para retomar a leitura, só a pausava mais uma vez quando o meu cérebro já não conseguia captar o sentido das palavras por causa do sono. Os personagens me envolveram muito também, como a idosa Sra. Pew, que apesar de ter um sério problema de audição e por isso repetir as coisas o tempo inteiro e entender tudo errado, mostrou ter um bom coração."
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro A Menina Que Fazia Nevar.
"Gislene criou um livro com um enredo muito original, cheio de magia e aventura. Dei cinco estrelas para o livro e o coloquei como meu favorito não só pela história, como pelo modo de narração. A autora descreve os fatos de uma maneira tão bacana e detalhada, que é fácil conseguir visualizar cada acontecimento. Adorei o fato do livro se tratar de uma época medieval, mas a escrita, apesar de ter algumas palavras mais ricas e apropriadas para a época, ser de fácil compreensão."
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro A Princesa com Olhos de Gato.
"Achei a leitura intensa, viciante e pesada, visto que o enredo trata de assuntos como o bullying e drogas. Também fala de transformação, perdão e o sentimento mais lindo do mundo: o amor. Eu gostei muito da história, e os sentimentos dos personagens me tocaram bastante, especialmente o sofrimento de alguns. Chorei, sorri, me senti angustiada e suspirei com o decorrer da leitura."
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro Meu Conselheiro de Luz.
"Basicamente, o enredo aborda assuntos que muito me interessaram, como a influência e o grande poder que o dinheiro tem sobre as pessoas, de tal forma que muitas delas deixam-se corromper e se vendem facilmente pelas cédulas, e o comércio obviamente ilegal de crianças. Meu Deus, nestes casos estas são tratadas feito mercadoria por pessoas ambiciosas e que só se importam com si mesmas!"
Clique aqui para conferir a resenha completa do livro O Menino da Mala.
Gente, vocês não fazem ideia de como foi difícil escolher as minhas sete melhores leituras deste ano. Posso afirmar que todas foram incríveis e únicas a seu modo. Vale ressaltar que no ano que vem, farei o possível e o impossível para trazer novidades para vocês e continuar bem firme por aqui, sempre com um bom conteúdo. No mais, tenho uma perguntinha para vocês: quais foram as suas melhores leituras deste ano? Deixem nos comentários, pois vou adorar saber! E obrigada por acompanhar o blog, galera. Fico lisonjeada em saber que tenho leitores e que realmente há quem curte o que eu escrevo com tanto carinho. Desejo a todos um ano maravilhoso, cheio de leituras e energia positiva!
Oie Jeni
ResponderExcluirAmiga, cada um tem seu tempo e sei o tanto que você esteve ocupada devido a escola, tanto que te estimulava a continuar a leitura, lembra? Bem, esse ano eu conseguir realizar minha meta, mas foi extremamente difícil. E sim, cada pessoa tem seu ritmo e você deve continuar nele. Você leu obras incríveis, das que você mencionou eu li Amor no Ninho e Meu conselheiro de luz.
Quero ler Uma longa jornada, A princesa com olhos de gato e A menina que fazia nevar.
Parabéns pelo post e pelo blog, que é lindo. Desejo um feliz ano novo e que 2014 seja repleto de alegria, felicidade e muita paz.
Beijos
Jéssica
www.leitorasempre.com
Oi, amiga!
ExcluirComo disse na postagem, pretendo e preciso levar esse pensamento para o ano que vem, senão vou dar um surto geral. Lembro sim! E agradeço muito pelo incentivo, menina. Apesar de ter me embolado com as leituras da mesma forma, os seus comentários me ajudaram bastante. Obrigada por se importar!
Eu imagino. Você leu muito, cara! Como conseguiu? Tenho que concordar com você: os livros que li foram realmente excelentes. Pelo menos isso, não é?
Espero que você goste destes três tanto quanto eu!
Poxa, muito obrigada. Fico tão feliz! Você não sabe o quanto é importante pra mim ler comentários como esse.
Obrigada! Desejo um ano novo perfeito, recheado de leituras maravilhosas, energias positivas e muito amor!
Um beijo e muito obrigada pela visita, sua linda!
Não li nenhum desses mas já ouvi falar da maioria, realmente parecem serem bons.
ResponderExcluirThoughts-little-princess.blogspot.com
Oi, Flávia! Tudo bom?
ExcluirQue pena! Espero que você tenha oportunidade de lê-los, pois são obras realmente ótimas - pelo menos em minha humilde opinião.
Um beijo e obrigada pela visita!
Nossa, me senti com vergonha agora, rs. Li somente 3 livros... TRÊS! Mas tem uma explicação: estudei muito, muito esse ano. Nunca li esses livros, pretendo ler ano que vem. Obrigada pela dica, Jeni!
ResponderExcluirBeijos e um feliz ano novo!
Oi, leitora! Poxa, não fique com vergonha. Acontece! Sei bem como é a questão dos estudos e da falta de tempo. Li mais quando estava de férias e em janeiro, porque depois foi muito difícil. Espero que tenha a oportunidade de ler e curtir tanto quanto eu! De nada, querida!
ExcluirUm beijo, obrigada pela visita e feliz ano novo!
Oi,
ResponderExcluirentendo seu problema com a leitura! Esse ano li mais que o ano passado, mas foram leituras corridas, no recreio, no almoço, até durante as aulas, o que me prejudicou! Ano que vem vou seguir o seu exemplo e não me preocupar com número ou tempo, afinal por mais que amemos a literatura, temos outras coisas, as vezes mais importantes e urgentes (como estudar) para fazer! Minhas melhores leituras foram Laranja Mecânica, Hemlock Grove, Doce Vampira, Terras Metálicas, entre outras! Ótimo post e um maravilhoso ano novo para vocês!
Bjs
Oi, Ana! É complicado, não? Eu não consigo. Já até tentei, mas não dá pra mim esse negócio de ler rápido, sob pressão e no meio de outras tarefas. Acabo não aproveitando nada da leitura, sabe? É exatamente isso! Espero que dê tudo certo pra ti!
ExcluirDos livros que citou, só conheço Laranja Mecânica, Doce Vampira e Terras Metálicas, mas ainda não li nenhum desses. Parecem bons!
Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Desejo um ano belíssimo para você também!
Um beijo e obrigada pela visita!
Ri bastante da Lesma literária hehe, não se culpe cada um tem seu ritmo de leitura e com a pratica vai melhorar o numero, ano passado eu li 30 e esse ano passei de 50 mas o que importa é a qualidade da leitura e não a quantidade :), por que ler por ler não tem graça o legal é curtir cada palavrinha da estoria
ResponderExcluirGostei da sua lista, amo A princesa com olhos de gatos e estou louca pela continuação da estoria, ah quero ler A menina que fazia nevar
Oi, Taty! Sério? Hehe. Percebi isso no ano passado e espero realmente conseguir me convencer disso. Verdade! Tipo, disse que queria ter lido mais, pois tenho tantos livros aparentemente maravilhosos na estante que estou curiosa para ler e ver que não tive como fazê-lo antes me deixou triste. Compreende? E concordo com você!
ExcluirQue bom! Eu também estou. Espero que a Gislene publique-a o quanto antes! Leia, leia! A história é ótima.
Um beijo e obrigada pela visita!
Eu compreendo sim, também tenho um monte de livros na estante que quero ler mas o tempo não deixa hehe, ah eu converso com a Gislene direto pelo face e as vezes brigo com ela por que ainda não publicou o segundo rsrs, mas ela disse que desse ano não passa
Excluirbjos
Oi!!
ResponderExcluirInfelizmente ainda não li nenhum desses da sua lista, mas quero muito ler A Menina Que Fazia Nevar, sempre tive muita vontade. Acho que cada um tem seu ritmo de leitura, o importante é aproveitar bem o que estamos lendo.
Beijos!
http://aquelaborralheira.blogspot.com.br
Oi, Jana! Que pena. Espero que possa lê-lo neste ano! Estou me convencendo disso e espero continuar tendo esse pensamento em mente sempre.
ExcluirUm beijo e obrigada pela visita!
Eu sei das suas crises melhor do que ninguém (rsrs), mas não é para isso que estou aqui, claro! Como também encontrei dificuldade em determinar as melhores leituras do ano, consigo entender perfeitamente o que você enfrentou para elaborar essa postagem. Pena que li apenas um livro dessa sua lista (O Menino da Mala), então não posso falar muito sobre as leituras, a não ser que curti muito esse livro :( O que posso dizer é que quero muito ler o livro do Coben e Sparks, até porque você bem sabe que sou muito fã desses dois autores *-* Espero ter a oportunidade de ler no próximo ano! Por falar nisso, feliz Ano Novo, Jeni! Muita paz e prosperidade no ano que está se iniciando.
ResponderExcluirBeijos,
Ricardo - www.overshockblog.com.br
Oi, Ri! Sem se achar, tá bem? Pois é, quem leu a postagem pode até pensar que por ter lido poucos livros, foi fácil escolher as minhas sete melhores leituras do ano passado, sendo que não foi. Nem um pouco, por sinal.
ExcluirPena mesmo! Todas as obras são ótimas. Eu também gostei bastante de O Menino da Mala!
Espero que você tenha a oportunidade de lê-los e curtir tanto quanto eu.
Feliz ano novo, fofinho da Jeninha!
Um beijo e obrigada pela visita.
Oi Jeni, não se preocupe com quantidade. O mais importante é de que forma suas leituras estão modificando você. Espero que você consiga seu objetivo de ler mais. Eu espero conseguir também. Fiquei com vontade de ler A princesa com olhos de gato. Amei a postagem. Beijos!
ResponderExcluirwww.viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br
www.literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br
Oi, Lua Anna! Pode deixar, estou me convencendo de que a qualidade vale muito mais que a quantidade. Verdade! Também espero isso e estou na torcida para que você também consiga!
ExcluirLeia! A história da Gislene é ótima.
Obrigada! Fico muito contente.
Um beijo e obrigada pela visita!
Nossa eu li MUITA coisa boa esse ano, escolher para mim ia ser complicado RRSRS
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi, Luiza! Nossa, isso é ótimo! Entendo você. Foi complicado pra caramba pra mim escolher!
ExcluirUm beijo e obrigada pela visita!
oii.. eu não li nenhum desses(infelizmente) mas eu achei otímo o livro; Meu Conselheiro de Luz.
ResponderExcluirE o melhor livro que eu li foi Máscara..
Oi, Jhonata! É uma pena, pois todos são excelentes.
ExcluirMeu Conselheiro de Luz é realmente ótimo! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo neste novo ano.
Hum. Acho que não conheço essa obra. Vou pesquisar a respeito depois.
Um beijo e obrigada pela visita!
Infelizmente não li nenhum dos citados, o que é uma pena, afinal se estão entre suas melhores leituras do ano só podem ser bons! Desses só não conhecia A Princesa com Olhos de Gato, mas achei a capa linda e me interessei pela história.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Oi, Inês! Poxinha, é uma pena mesmo. Bom, eu particularmente os achei fantásticos! A Princesa com Olhos de Gato é incrível. Gostei muito da história e da escrita da Gislene. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo neste ano!
ExcluirUm beijo e obrigada pela visita!
Oi Jeni, não se cobre muito e não se compare a outros blogueiros.. Esqueça dos números e leia por prazer. Eu sei, seria hipócrita se dissesse que não fico tentando a cada ano ler mais e mais.. mas cada um tem uma rotina diferente, hábitos diferentes, tempo sobrando, tempo faltando.. então não se prenda a quantidade de leituras e sim a qualidade. Fico feliz em saber que leste tantos livros bons esse ano e gostei de ver Amor no Ninho na lista, pois foi um livro que gostei bastante. Leia Amor Inteiro assim que puderes, tão bom quanto. Beijos e boas leituras em 2014. Mi
ResponderExcluirwww.recantodami.com
Oi, Mi! Prometo para você que irei tentar. Acho que o meu erro está aí: apesar de ler porque gosto, por prazer, me cobro muito para não demorar muito e tudo mais. Isso estava acabando comigo. Agora vou fazer o possível para respeitar os meus horários e limites. E concordo com você! A minha mãe sempre me diz isso. Eu também curti bastante Amor no Ninho. A autora escreve super bem! Espero ler a continuação neste mês mesmo, pois estou bem curiosa.
ExcluirUm beijo, obrigada pela visita e espero ter ótimas leituras. E desejo que você também tenha neste ano novo!
Os livros parecem ser bem legais, deu vontade de ler "A menina que fazia nevar" rsrs.
ResponderExcluirhttp://newsdayoff.blogspot.com.br/
Oi! Eu os acho incríveis. A Menina Que Fazia Nevar é tão bom! Se tiver oportunidade, leia-o e vou ficar na torcida para que curta tanto quanto eu.
ExcluirUm beijo e obrigada pela visita!
Cada um deve ler o que gosta e no ritmo que pode. Ultimamente tenho pensado muito nisso. Fiquei muito deprimida esses dias por causa de um comentário de uma pessoa que disse que eu tinha que ler um certo gênero literário, que por sinal não gosto, mas depois pensei bem, vou ler o que gosto e cada um que pense o que quiser. Dessa sua lista, só dois que não estão na minha lista de leituras desse ano.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi, Sil! Concordo com você. Estou torcendo para que eu continue tendo esse pensamento comigo para sempre.
ExcluirNossa, que chato isso! E está mais do que certa. De quê adianta ler algo que não gosta?
Que bacana! Espero que curta as outras cinco leituras!
Um beijo e obrigada pela visita!
Gostei das suas leituras de 2013 Jeni. Já li Amor no Ninho e A Menina que Fazia Nevar e amei! Maribell Azevedo é uma das melhores autoras nacionais da atualidade. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oi, nessa! Poxa, que bom! Fico contente! Esses livros são ótimos, não é? A Mari escreve super bem mesmo e sabe contar uma história de forma excelente.
ExcluirUm beijo e obrigada pela visita!
Oii!! Adorei as suas leituras!
ResponderExcluirNão li nenhum desses, mas percebi que temos gostos similares, porque a maioria está na minha wishlist rs
Beijos
Meu Meio Devaneio
Oi, Soraya! Oba! Fico contente!
ExcluirQue peninha. Espero que neste ano consiga lê-los!
Um beijo e obrigada pela visita!
Oi Jeni, tudo bem?
ResponderExcluirFeliz ano novo, viu? Que tudo de mais lindo venha pra você em 2014 (:
Acredita que não li nenhum dos livros que você citou? Anotei vários aqui e vou pesquisar os preços! Mas não se cobra não, viu? Leia no seu ritmo, assim você lê com muito mais prazer!
Beijos,
Leitora Online
Oi, querida! Tudo ótimo por aqui e com você?
ExcluirPara ti também! Que tudo de melhor venha pra gente neste ano que se inicia!
Sério? É estranho ler isso, pois geralmente eu que digo essa frase. Hahuahuhau.
Eba! Espero que encontre os melhores valores e que possa adquirir ao menos um da listinha! Pode deixar. Vou fazer de tudo para não me cobrar!
Concordo com você!
Um beijo e obrigada pela visita!
Olá! Como vai?
ResponderExcluir(Desculpe, não pude não rir com seu rótulo de "lesma literária".)
Primeiramente, não importa quantos livros você tenha lido, porque pelo menos você leu. E de que adianta ler 500 livros em um ano se você não vai se lembrar de história alguma no fim? O bom é aproveitar cada página, principalmente se os livros forem ótimos.
Bem, de sua lista eu li... nenhum. E, para falar a verdade, só conhecia quatro deles. Pois é. Estou querendo A Menina que Fazia Nevar e Uma Longa Jornada há um bom tempo, entretanto só comprarei na Bienal de SP - se é que eu vou comprar lá, porque a pressa me faz esquecer.
Minhas leituras preferidas de 2013 foram: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. Desde que eu terminei o último livro da trilogia, não consigo gostar de mais nada na mesma intensidade, e nem sei se consigo fazer uma lista com mais livros. Talvez A Culpa é das Estrelas e Bem Mais Perto. Talvez. Você já leu a trilogia? [Fiz a resenha do primeiro livro, caso se interesse: http://goo.gl/QPXRTC]
Um bom 2014, Jeni!
Beijinhos,
Karol.
http://heykarol.blogspot.com.br/
Oi, Karol! Tudo ótimo e com você?
ExcluirTudo bem, hehe.
Concordo com você. Estou ficando cada vez mais convencida disso!
Poxa, tomara que os adquira e goste tanto quanto eu!
Gostou da trilogia mesmo, hein? Eu nunca li, mas tenho vontade.
Vou ver depois e deixar o meu comentário!
Desejo um 2014 maravilhoso para ti também!
Um beijo e obrigada pela visita.
Fique comigo *--* livro foda de um autor mais foda ainda kkk O menino da mala e Uma longa jornada são os que eu quero ler, o último por causa da sua resenha. Ah, e tu ta famosa ein, foi parar na página da Arqueiro no Facebook e teve muitas curtidas, o que é isso ein kkk, parabéns por aquela resenha. Espero que esse ano você leia mais de 15 livros e leia 30, 40, por ai.. o/
ResponderExcluirAbraços
www.entrepaginasdelivros.com/
Oi, Caíque! Concordo com você!
ExcluirAi, que bacana!
Nem sou famosa, tá? Queria que o blog tivesse um reconhecimento maior, mas vou caminhando e espero alcançar isso um dia.
E obrigada, hihi. Fazia um bom tempo que não escrevia uma!
Esperamos!
Um beijo e obrigada pela visita!
Oi! ^^
ResponderExcluirNão ligue para isso de quantos livros você leu e sim se preocupe com os momentos bons que passou com cada um deles. Eu também devo ter lido o mesmo que você esse ano. Tenho certeza que não fui muito além de 10 livros. Alguns eu demorei pra terminar porque foram chatos, outros porque eu não queria que acabassem. Simples assim!
Na vida a gente não consegue fazer o tempo passar mais devagar para aproveitar um bom momento, mas quando lemos temos esse poder nas mãos, então, porque não utilizá-lo sem culpa?! O importante é ler sempre.
Dos livros que você citou, o único que eu li foi "A Menina Que Fazia Nevar" e gostei bastante também. Vou dar uma olhadinha nos outros!
Beijussss;
Um excelente 2014 pra você!
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Oi, Helaina! Pode deixar! Vou começar a pensar assim mesmo que é melhor.
ExcluirNão podia concordar mais! Falou tudo!
A Menina Que Fazia Nevar é ótimo, não?
Espero que dê e que tenha a oportunidade de ler ao menos um!
Um beijo, obrigada pela visita e um 204 maravilhoso pra ti também!