Título original: Poison
Endereços úteis: Buscapé | Orelha de Livro
Gênero: Ficção norte-americana
Páginas: 223
"Mas acima de tudo, não acreditava que nenhuma vida fosse mais preciosa que outra. Cada criatura que respirava era absolutamente única, por isso toda morte era igual." Página 76 
Ah! Contos de fadas. Quem nunca se viu viajando, pensando em um final feliz como os dos casais dessas histórias de amores perfeitos? Acho que todos já vivenciaram uma situação dessas. Em um primeiro momento, pode-se pensar que Veneno é apenas uma adaptação da narrativa da querida Branca de Neve e os seus sete anões de nomes peculiares. Mas não é só isso. É a prova definitiva de que contos de fadas podem conter uma dose forte de loucura!

Acredito que todos conhecem a história da querida Branca de Neve, as canções dos seus amiguinhos anões e a maldade da sua terrível madrasta. Quando iniciei essa leitura, imaginei que fosse encontrar algo bem diferente da versão criada pela Disney. E isso de fato ocorreu, todavia não estou completamente satisfeita com o que encontrei. Acredito que tenha faltado algo, no fim das contas. Ou a questão é pessoal e eu sou uma enjoada que não está acostumada a finais esquisitos e estranhamente soltos, embora completamente compreensíveis como nesse caso.

Sabem aquela rainha má, que é tão nojenta e invejosa que chega a dar raiva e vontade de bater? Nesse enredo ela se chama Lilith e apesar de ainda ser digna de todos os adjetivos ruins, não conseguiu me convencer de sua maldade. Senti que a personalidade aparentemente das trevas dela foi muito forçada, uma vez que a mesma se pressiona para praticar atos prejudiciais ao próximo. Ao conhecê-la mais a fundo, me deparei com uma mulher traumatizada, cheia de medo e com sérios problemas psicológicos. Além de desnecessariamente obsessiva com a aparência e a vida alheia.

Branca de Neve é a personagem que mais ganhou modificações notáveis e muito maneiras ao meu ver. Cara, essa princesa bebe cerveja e prefere roupas estranhamente simples e confortáveis - como calças de montaria e camiseta masculina - a vestidos pomposos, estupidamente apertados e elegantes! Quem poderia imaginar? E tipo, a garota ainda possui um espírito livre e selvagem bem contagiante, além da bondade e generosidade clássicas. Foi muito épico poder conhecê-la assim.

Bom, preciso dizer que a trama bruscamente modificada por Pinborough é completamente maluca e envolta por aquela questão do parecer. Me vi muitas vezes achando que algo era de um jeito e depois compreendi que nem chegava perto de ser. Isso foi muito interessante, porém a narrativa morna da autora deixou muito a desejar. E como a escrita influencia muito o meu envolvimento com a história, isso acabou se tornando um problema complicado, pois não consegui me ver presa às páginas, nem muito animada para prosseguir com a leitura. 

De uma maneira geral, posso dizer que gostei de conhecer essa versão do conto da princesa dos anões. No instante em que li que a história havia sido adaptada para o lado mais adulto, imaginei que a autora tivesse feito mudanças drásticas à essência da coisa toda, mas não acho que isso tenha acontecido. Pelo menos não de forma a ficar irreconhecível. Pinborough foi um pouco fiel à versão que as crianças conhecem e acrescentou fatos que me deixaram curiosa para saber o que estava por vir, visto que novos personagens foram convidados para essa releitura, os originais tiveram suas personalidades mais amadurecidas e novos ingredientes foram adicionados ao cenário, como traição, sexo e falsidade. Um combo atrativo para leitores que já tenham pensado em como seria a vida dessa princesa nos bastidores da realidade, onde nem sempre a felicidade consegue reinar. 

No que diz respeito à parte técnica, a narrativa é feita em terceira pessoa, as folhas possuem uma textura gostosa ao toque e são amareladas e a fonte possui um tamanho muito bom. A diagramação está maravilhosa e apaixonante, com uns desenhos refinados que lembram bastante a realeza. Em uma escala de zero a cinco, essa leitura ganhou três. Recomendo, principalmente para quem deseja conhecer uma outra faceta, bem mais adulta, da história da Branca de Neve e os sete anões. Aliás, acho válido lembrar que esse é o primeiro livro da trilogia Encantadas e os seus sucessores são Feitiço e Poder, ambos já publicados pela mesma editora. Como era de se esperar, estou curiosa por Feitiço!

24 Comentários

  1. Aaaah eu adoro esse tipo de livro *-*
    Adorei sua resenha :D

    Vou colocar na listinha.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha! Menina, se gosta, então a leitura é super indicada a você! E obrigada, querida! Fico feliz que tenha gostado e espero que curta a leitura mais que eu.
      Um beijo!

      Excluir
  2. A capa desse livro é tão linda! Vi ele em promoção há pouco tempo e acabei comprando... Desperta a minha curiosidade por essa questão de "reinventar" os contos de fadas, e tbm pq é recomendado para fãs de Once Upon a Time, série que eu amo, rs.
    Sua resenha foi bem detalhada, tbm não consigo me prender a uma história se a escrita do autor não me atrai =/ Tomara que não me decepcione com o livro :)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Super concordo com você. Desde que a vi fiquei apaixonada! E jura? Que bom! Entendo... olha, nesse ponto de criação, a autora mandou bem. Só que alguns detalhes não me agradaram, como disse na resenha. E obrigada! Espero que não se decepcione mesmo!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi Jeni!!

    Eu acho a capa desse livro linda demais!!! Mas não sei porque, a história não me atrai muito. Até fiquei um pouco curiosa, com alguns detalhes que você destacou, mas acho que só leria mesmo se o livro viesse as minhas mãos de alguma forma... rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelle! Eu também acho! E entendo você perfeitamente. Apesar de ter ficado um pouco curiosa pela continuação, nem sei ainda se darei uma chance.
      Um beijo!

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro. Esses dias estava muito barato no submarino mas para variar eu não tinha dinheiro hehehe. Nossa fiquei até com medo do nome da rainha má. Já é má e ainda com um nome desses hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Poxa, que bacana. Tal de dinheiro é um negócio complicado, não? E o nome da rainha é cheio de tchans mesmo.
      Um beijo!

      Excluir
  5. Eu li esse livro, mais porque estava curiosa como fariam com o conto de fada (porque adaptação deles temos em todos os cantos, hoje em dia) do que qualquer coisa, mas achei a história bem interessante. O final é imprevisível (o que acontece com a Branca... Yeah) e o livro até compensou meu tempo. Claro, não é O livro, mas é um bom livro.
    Boa resenha, é sempre bom mostrar lados bons e ruins de um livro (apesar de eu não ter achado a escrita tão morna, apesar de, também, não tê-la achado a mais wow, também).

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vitória! Leu também? Muito bom. E é super verdade isso! Adaptações cinematográficas então, vish, tem demais. Tipo, é interessante, mas não foi tudo isso pra mim e assim como você, achei o desfecho bem imprevisível. E obrigada, querida!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Eu estou louca pra ler a série
    uma amiga indicou, e eu estou surtada por não te-los comprados ainda
    mas até o momento o submarino não deixou sempre da erro na minha compra =/

    http://allstaresaltoalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle! Sério? Espero que tenha a oportunidade e que curta. E vish! Boa sorte com a compra!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha Jeni! Estou ansiosa para ler Veneno e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Obrigada, querida. Espero que você goste mais da leitura que eu.
      Um beijo!

      Excluir
  8. Adorei a resenha, a muito tempo procuro conferir mas sabe né: Estou banido de comprar livros até acabar os que tenho

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Telemaco! Poxa, fico muito feliz! E eu entendo perfeitamente você. Estou nessa também.
      Um beijo!

      Excluir
  9. Já faz um bom tempo que estou interessada na saga Encantadas, mas desde que comecei a ver OUAT minha curiosidade só aumentou. Adoro releituras, acho que vou gostar desse também.
    Pena que não aproveitei a promo do Submarino. :(
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ladislau! Jura? Isso é bem interessante. Confesso que tinha um interesse bem grande, mas após a leitura desse primeiro volume desanimei muito. De qualquer forma, espero que goste mesmo.
      Um beijo!

      Excluir
  10. Eu acho a ideia da Sarah incrível, apesar de já estar ficando repetitiva a quantidade de adaptações de contos de fadas que encontramos, mas considero esse o livro mais fraco da trilogia. Não que seja ruim, muito pelo contrário, apenas acho que muitas coisas demoram a acontecer e isso acaba deixando o final mais rápido. Um final surpreendente, claro, mas ainda assim muito rápido.
    O que ninguém pode negar é que a escrita da Sarah faz uma diferença gigantesca. No mínimo viciante. :D
    Espero que você goste dos próximos livros, Jeni!

    Beijos,
    Ricardo - www.overhsockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Hm. Bom, se é mesmo o mais fraquinho, é bom saber, porque não consegui curtir cem por cento como deve ter percebido com a leitura da resenha. Isso é verdade. E quanto à escrita, sinto muito, mas não posso concordar com você. Não gostei. E espero também!
      Um beijo!

      Excluir
  11. Oi Jeni!
    Eu adoro conhecer novas versões dos contos de fadas, por isso estou louca para ler esse livro.
    A capa dele também é linda!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! Se você gosta, essa é uma boa dica de leitura. Também acho a capa perfeita e espero que tenha a oportunidade de lê-lo e curtir mais que eu!
      Um beijo!

      Excluir
  12. Ah, adorei essa princesa sem frescuras, que se veste à vontade e bebe tb! Hahahaha, desmistificando o estilo mulherzinha frágil. E é claro que a madrasta tinha que ser ainda mais cruel, só que com requintes malvados mais reais...
    Fiquei curiosa tb, apesar de não ser o tipo de livro que eu compraria, mas numa troquinha via Skoob tá valendo. Boa dica!

    Beijoooo!
    Resenha novinha: Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu! Ela é super top mesmo. Espero que você consiga-o em uma dessas trocas do Skoob! E obrigada, querida!
      Um beijo!

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.