Bom dia, meus leitores lindos! Sabiam que esse best seller de Gustavo Cerbasi, autor da Sextante, ganhou uma nova edição comemorativa de dez anos hoje? E que além da obra ter alcançado mais de um milhão de vendas, inspirou a criação do filme Até que a Sorte nos Separe? Pois é, eu também não. E o assunto de hoje é justamente esse. Então, vamos entender um pouquinho mais desse exemplar?

Bom, posso não ser a voz da experiência no quesito relacionamento entre homem e mulher, mas se tem uma coisa que sei bem é que dinheiro, seja escasso ou excessivo, pode destruir qualquer tipo de sentimento caso não seja bem administrado pelos parceiros. Já cansei de ver situações desse tipo ocorrerem com esposas super consumistas e maridos que fazem o estilo pão duro, ou vice-versa. 

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos trata de diversos pontos, como a importância de um planejamento financeiro correto, investimentos e seguros. Porém, não pensem que é mais um daqueles livros de auto ajuda chatos que são difíceis de ler, pois em diversos subtópicos, por assim dizer, o autor desenvolve temas bem interessantes, tipo o cuidado dos adolescentes com o dinheiro. E isso inclui mesada, educação de finanças e até mesmo como gastar um pouquinho menos conosco.

Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia. De acordo com o consultor Gustavo Cerbasi, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro. Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, Casais inteligentes enriquecem juntos aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal de construir riqueza.
O que vocês acharam desse livro? Já o conheciam? Parece no mínimo muito educativo, não? Afinal, entender mais sobre como cuidar do nosso dinheirinho nunca é demais. E não, não estou me referindo à mesada, porque nem ganho. É que no ano que vem estarei fazendo estágio e como devem saber, agora está previsto na lei que deve ser remunerado. Nem gosto disso!

Ah! E curiosa do jeito que sou, dei uma breve espiada na degustação desse lançamento e destaquei um trecho em especial que mais gostei para mostrar a vocês. Espero que curtam tanto quanto eu!

"O grande charme do dinheiro está no fato de ele raramente se mostrar como o vilão da história. Se não há dinheiro para um jantar romântico, o problema é percebido como falta de romantismo; se não há dinheiro para renovar o guarda-roupa, o problema é percebido como desleixo; se não há dinheiro para levar as crianças ao parque, o problema é percebido como falta de carinho. Essas situações encobrem um erro comum: a inabilidade para lidar com o dinheiro ou para torná-lo suficiente." Trecho retirado da página 10, em formato e-book

8 Comentários

  1. Gostei do post Jeni. Confesso que o livro não faz muito o meu gênero, mas achei o enredo dele bem interessante e convidativo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Poxa, obrigada! Fico feliz em saber disso. E também não faz muito do meu, mas assim como você achei a premissa bem interessante!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi Jeni!
    Sério que antes existia estágio sem ser remunerado? Acho isso a maior sacanagem do mundo! Quando fiz o estágio já ralava pra caramba e ele me ajudou a pagar a faculdade.
    Eu e meu marido não discutimos em relação a dinheiro, mas o livro parece ter várias dicas úteis, então eu leria sim!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! Sério pra caramba e também acho! Vi uma matéria em um canal de televisão local sobre isso.
      Ah, eu imagino. Deve ser uma "mão na roda" e tanto!
      Parece mesmo!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi!
    Não é um livro que eu leria,(estou solteirona,haha), ele não faz parte do meu estilo de leitura.
    Mas concerteza será útil para várias pessoas.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana! Estamos na mesma situação então. E realmente está sendo útil para muitos casais!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Esse livro não tem nada a ver comigo, aliás, ainda tenho 14 anos e nem faria sentido eu ler uma coisa dessas, né? Mas de qualquer jeito, eu acho que é super interessante e de muita ajuda aquelas casais que estão começando o casamento e que estão aprendendo a transformar aquilo que era individual, em uma coisa dos dois.

    Beijos,
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Ah, faz parte. Anunciei a novidade porque achei interessante e útil para muitos leitores dessa idade e que se encaixam nessa situação de relacionamento.
      Um beijo!

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.