Título original: Nobody's Girl
EndereçosBuscapé | Orelha de Livro
Gênero: Romance Young Adult
Páginas: 336
"Mas o negócio era que eu não queria fazer o que as outras garotas da minha idade faziam, que era ficar bêbada, dar uns amassos nos garotos e arrumar problemas com os pais. Quero dizer, para quê? Você só acabava de ressaca, com chupões e sem mesada." Trecho extraído da página 17
São quase três horas da manhã e tem uns bons vinte minutos que terminei essa leitura. Estou apavorada e com muitos sentimentos à flor da pele, então não podia me dar ao luxo de deitar para dormir sem vir aqui para encarar essa tela em branco e despejar todas as minhas sensações com a trama mais que perfeita elaborada pela escritora mais incrível que já pisou no planeta. Tudo bem, talvez esteja exagerando um pouco, mas realmente estou arrebatada e com cara de pateta, porque depois de um desfecho desses que encontrei, olha, acho muito bom a dona Manning tratar de desenvolver uma continuação para esse romance que me fez parecer bipolar entre os meus familiares, visto que ora gargalhava como se tivesse escutado a piada mais sensacional do mundo, ora começava a abrir a cara para chorar e tive que respirar mais fundo que o habitual para conter uma crise. Depois de um final daqueles, não é justo me deixar chupando dedo! Não mesmo! Chega a ser meio cruel, porque quero conviver mais com a Bea e com o Toph. Muito mais!

Bom, a história trata basicamente de uma adolescente sem tempero, politicamente correta e certinha demais para a sua idade, chamada Bea, que ainda não conseguiu localizar a própria identidade, se encontrando completamente perdida e adepta a rotina, a grosso modo, imposta pela mãe protetora que não consegue sequer pensar na possibilidade da filha chegar perto de um garoto atraente com uma vida sexual ativa por fantasmas do passado. E com uma vida completamente monótona guiada por um oceano materno repleto de preocupação, a protagonista após vivenciar algumas situações nada agradáveis, se depara com a famosa luz no fim do túnel, direcionada para a estação do descobrimento, quando o destino começa a agir a seu favor e lhe faz conhecer um grupo de amigos simpáticos e receptivos mochilando pela Europa. Talvez acasos não existam mesmo, afinal.

Estou sem palavras. Já devo ter digitado e apagado aqui umas trinta vezes, no mínimo. Sarra Manning conseguiu me fisgar desde a primeira até a última página, fazendo com que eu me envolvesse com essa história de uma forma tão sinistra, que é como se ela tivesse me transformado de verdade, aberto os meus olhos e de fato me contagiado com um desejo infernal de viajar para Paris ou para qualquer outro lugar. Enquanto lia, imaginava facilmente todas as cenas e meio que me teletransportava para perto do local no qual tudo estava acontecendo. Estou quase chorando, porque não sei o que fazer. Vou sentir saudades até mesmo dos irmãos gêmeos bebês da Bea.

Onde Deixarei Meu Coração é mais que romance young adult para mim. Sim, ele traz toda aquela questão das primeiras experiências, sociabilidade zero, primeiro amor, primeira ressaca, decepções, traições e coisas do gênero. Mas tem um toque muito especial, porque pude acompanhar a protagonista saindo do casulo para encarar a realidade de frente. Consegui enxergar o amadurecimento dela ocorrendo aos poucos e todas as mudanças, desde no quesito visual quanto psicológico. E isso me motivou bastante a fazer a mesma coisa. Digo, passar a assumir riscos pra valer e não apenas existir, acomodada no aconchego de casa. Encarar novos horizontes, novas possibilidades e definitivamente abraçar os meus sonhos, porque quem não arrisca não petisca.

Outra coisa bem legal é que a Sarra Manning modelou muito bem os seus personagens, uma vez que todos têm personalidade própria e são muito palpáveis. Senti um ódio gigantesco pela Ruby e suas seguidoras, que são uma espécie de patricinhas nojentas e assanhadas de filmes americanos e me vi completamente apaixonada pela turma de amigos universitários que estavam mochilando pela Europa, com todo o seu laço afetivo verdadeiro transparente e sobretudo pelo casal protagonista. Bea e Toph são personagens que ganharam um espaço no meu coração. São fofos demais!

Onde Deixarei Meu Coração foi uma leitura viciante que me deixou com muita vontade de viajar, me apaixonar e principalmente dar um jeito de encontrar a minha essência, que deve ter se perdido em algum lugar. Me trouxe muitas emoções em meio às boates, danças, bebidas e cenários internacionais imperdíveis, de tirar o fôlego mesmo. Quanto mais lia, mais queria ler e assim foram muitas madrugadas mal dormidas. Me vi falando para os outros que só leria mais um capítulo. Mentira descarada. Com uma escrita super divertida, simples e cativante, que flui de maneira natural, abandonar esse exemplar por algumas horas foi meio que uma missão impossível.

Enfim, no que diz respeito aos dados técnicos, a narrativa é feita em primeira pessoa pela Bea, as páginas são amareladas, a fonte possui um tamanho mediano e uma cor meio acinzentada. A revisão também está ótima, visto que encontrei raros erros de digitação. Em uma escala de zero a cinco, essa leitura leva cinco e vai para os favoritos, principalmente por ter uma doçura adolescente indescritível, apesar do drama familiar presente e por ter conseguido, no instante em que retornava para as páginas, me fazer esquecer todos os problemas com os quais preciso lidar diariamente. Ler esse livro foi uma espécie de terapia natural pra mim, no fim das contas. 

Acredito que nem precisava comentar por já ter ficado bem explícito, porém tenho o prazer de legitimar que recomendo muito essa leitura, sobretudo para os amantes de romances com clima de verão, viagens e descobrimento adolescente. Leiam, leiam, leiam! Sarra Manning entrou para a minha lista de autoras nas quais leio até a lista de compras do mercado, sem problema algum.

17 Comentários

  1. Amiga linda, tudo bem?
    Nossa estava morrendo de saudades de você
    Fico feliz que tenha voltado, enquanto euzinha aqui estou precisando de umas BOAS FÉRIAS, porque ando cansada demais para vc ter uma ideia.
    Mas mesmo assim fico feliz com sua volta e já veio arrasando com uma nova resenha em??
    Pois bem, eu ainda não li esse livro, mas eu tenho em minha estante. Solicitei com a galera record após a Leticia resenha-lo no I LOVE MY BOOKS, porque a história me chamou bastante atenção. Gostei por conta do Romance e também pelo que a personagem passa na história. Estou super curiosa, mas agora ele já foi para o meu THE BOOK JAR e só na sorte para tirar eles viu?! Em falando nisso tenho que colocar até os novos que comprei nesse mês de janeiro e que não foram poucos e dar um tempo agora.

    Mas olha adorei a sua resenha, sério.
    Acho que a cada dia que passa tenho me convencido a ler alguns livros que tenho aqui, porque as vezes a gente fica com receio, mas depois acaba que se resolvendo. E eu gostei de tudo que vc abordou sobre o livro. Parabéns amiga. Voltando com a corda toda. FELIZ COM SUA VOLTA !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Tudo ótimo e com você?
      Que fofa! Eu também estava com saudade!
      Menina, essas férias improvisadas serviram para relaxar um pouco, mas continuo só o bagaço da laranja. Os dias estão super cansativos com tantas tarefas em casa!
      Obrigada, sua linda!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Ao ler sobre o que se tratava o livro, não fiquei tipo "Ah meu Deus, necessito ler!", mas ao decorrer de sua resenha fiquei com mais e mais vontade de ler. Você me convenceu de que o livro flui super bem e que não irei querer parar de ler! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wandressa! Sério? Fiquei tão feliz em saber disso! O livro é maravilhoso. Tenho certeza de que irá adorar a leitura.
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oii Jeni, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa!! Esse livro já foi para minha lista das próximas compras da livraria hahaha, quero ler uma história que nos deixa sem palavras para definir, to namorando essa capa menina hahaha
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Tudo ótimo e com você?
      Obrigada, sua linda! Essa é uma boa dica, pode acreditar. Leitura leve e muito fluída! Tenho certeza de que você irá adorar e se apaixonar pelos personagens como eu.
      Um beijo e fica com ele também!

      Excluir
  4. Não conhecia essa obra e, apesar de a princípio não me interessar, acho que pode sim ser uma leitura muito interessante. Com tantos elogios da sua parte ao menos não dá para ignorar a possibilidade de um dedicar um tempo a essa leitura e, quem sabe, encontrar o mesmo prazer que você teve ao longo da leitura. :)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Apesar de saber que não é muito a sua cara, acho que iria gostar pela leveza que a história tem. A escrita da autora colabora muito também, que é uma graça.
      Um beijo!

      Excluir
  5. Jeni, minha amiguinha linda, vou te adotar! Vc escreveu com tanta paixão e verdade, e escreveu bem tecnicamente também, que fica irresistível recusar um livro desses.
    Adorei esse conflito da garota com a mãe superprotetora, preciso mesmo saber como é essa relação delas pq vc cutucou a minha feridaaaaaa... meu único filho tem 15 anos e está querendo ganhar o mundo e acho que estou medrosa demais. Será que vou me enxergar nessa mães? #medo
    Uma coisa que me ganha é a autora me fazer ver os lugares através de belas descrições. Como vc bem colocou, me teletransporto mesmo e aí já valeu metade do livro. Com personagens tão reais e fofos, ao deleite está completo.
    Já p lista!
    Beijooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manu! Ai, que fofa você! Fico tão, tão feliz em receber os seus elogios!
      Xi, sério? Acho que você vai gostar dessa história. Bastante.
      Menina, praticamente me teletransportei para diversos cenários! Tem tanta paisagem bonita na frança e em Paris, que só você lendo para sentir. Deu pra entender? Hihi.
      Eba! Fico feliz!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Oi Jeni!
    Ainda não conhecia esse livro, mas lendo a tua resenha a cada palavra escrita fui me apaixonando pela premissa e ao chegar ao final tive a certeza que PRECISO muito desse livro. Espero gostar pelo menos a metade do que você gostou!
    Já vou dar uma procurada e ver se encontro alguma loja que venda ele em um preço bacana. kkkk

    Beijos e muito obrigada por essa dica de leitura!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Jura, cara? Fico tão, tão radiante em saber disso! De verdade!
      No começo da postagem deixei o link dele no Buscapé. Clicando você vai poder comparar os preços nas livrarias virtuais!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas nenhuma tão apaixonada como a sua. E para escrever da forma como você escreveu, o livro mexeu mesmo com você. Eu já queria ler ele, agora quero mais ainda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Jura? Eu realmente gostei muito, muito, muito dele. A escrita da autora é muito gostosa! Vale super a pena!
      Um beijo!

      Excluir
  8. Oi Jeni.
    Você falou de romances com clima de verão?!...esses são meus preferidos.
    Na verdade esse livro está entre os desejados porque esse enredo tem todas as características que me interessam, acredito que vou gostar dessa história.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Hm, então você vai adorar. Tem um clima impregnante!
      Pode acreditar que você vai gostar. Eu adorei!
      Um beijo!

      Excluir
  9. Oi!
    Já li várias resenhas desse livro e ele já está na minha lista de desejados, mas a sua foi a que me deixou mais afoita para lê-lo.
    Fiquei mais curiosa ainda com essa trama!
    Adorei a resenha.
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista do mês. Está valendo um vale presente e um livro surpresa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.