Boa madrugada, pessoas que ainda estão acordadas! Espero que estejam bem. Ao mesmo tempo em que arrumo essa postagem, estou travando uma batalha sinistra com a minha boca, que insiste em ficar fazendo com que solte bocejos constantes e com os meus olhos, que por pouco não estão fechados. Sintam-se privilegiados e amados demais, hein? Achei digno compartilhar com vocês (embora um pouquinho atrasado) os lançamentos do mês passado da Sextante, dando destaque para Sonhos lúcidos, de três autores e A mágica da arrumação, de Marie Kondo! Confiram a lista!

Sonhos lúcidos, de três autores (compre por aqui)
Imagine ser capaz de voar. Atravessar paredes. Mudar de forma. Respirar embaixo d’água. Reencontrar pessoas que já morreram. Imagine poder vivenciar seus sonhos com a mesma consciência que você tem agora, enquanto lê este texto. Pois saiba que isso é possível, através do que a ciência chama de "onironáutica": a arte de explorar o mundo onírico e modificar seus elementos com total lucidez. Quando uma pessoa se torna um onironauta, ela pode criar a cena que desejar, encontrar os personagens que quiser e experimentar qualquer coisa que imaginar – sentindo tudo como se estivesse vivendo de fato. Neste livro – uma mistura de guia prático e manual científico –, você vai aprender todas as técnicas necessárias para controlar seus sonhos, enfrentar seus pesadelos, aumentar sua criatividade e, quem sabe, encontrar a sabedoria que pode mudar a sua vida. Por meio de orientações práticas e ilustrações inspiradoras, Sonhos lúcidos vai ajudar você a se conectar com seu subconsciente e descobrir as infinitas possibilidades que surgem quando fechamos os olhos no mundo real e os abrimos no reino dos sonhos.
A mágica da arrumação, de Marie Kondo (compre aqui)
A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como "jogue fora tudo o que você não usa há um ano", ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: "Isso me traz alegria?". Você só deve continuar com algo se a resposta for "sim". Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.
O segredo, de Rhonda Byrne (compre aqui)
Você tem em suas mãos um Grande Segredo. Desde tempos imemoriais ele tem sido transmitido, cobiçado, ocultado, perdido, roubado e comprado por grandes somas de dinheiro. Este segredo milenar foi compreendido por algumas das mentes mais brilhantes da História: Platão, Galileu, Beethoven, Thomas Edison, Andrew Carnegie, Einstein – bem como por inventores, teólogos, cientistas e pensadores de todas as épocas. Agora, o segredo está sendo revelado ao mundo. "Ao aprender o segredo, você descobrirá como pode ter, ser e fazer tudo o que quiser. Descobrirá quem você é de verdade. Descobrirá a verdadeira grandeza que a vida reservou para você." – retirado do prefácio.

Os 27 desafios que todo chefe deve enfrentar, de Bruce Tulgan (compre aqui)
Quais são os maiores desafios que você enfrenta na hora de gerenciar as pessoas? Ao longo de mais de 20 anos de pesquisas, Bruce Tulgan fez essa pergunta a milhares de líderes e percebeu que a resposta de 90% dos entrevistados incluiu as mesmas 27 dificuldades: o que fazer para não perder a estrela do time, como motivar os funcionários, de que maneira recompensar os melhores quando seus recursos são limitados, entre outras. Com base nesse levantamento, o autor descobriu que, quando as coisas não vão bem, é comum que a culpa seja da falta de comunicação. Os líderes, mesmo sem perceber, estão gerenciando seus subordinados no piloto automático – até que alguma coisa dê errado e eles precisam apagar o incêndio às pressas. Este livro mostra como romper esse círculo vicioso e recuperar o controle. Para resolver qualquer situação, Tulgan afirma que é essencial aplicar os princípios básicos do gerenciamento: ter conversas bem estruturadas e regulares com os funcionários, deixar as expectativas bem claras, acompanhar o desempenho, oferecer feedback e cobrar responsabilidade. Se você é um gerente experiente ou se está liderando uma equipe pela primeira vez, se quer apenas tentar ser um chefe melhor ou aumentar a produtividade, este livro é a ferramenta de que você precisa.
75 hábitos dos casais felizes, de dois autores (compre aqui)
Neste livro, os psicoterapeutas Ashley e Daniel Bush apresentam os hábitos que o casal deve desenvolver para resgatar a intimidade, redescobrir o carinho e melhorar a comunicação. Por meio de ações simples e positivas, é possível recuperar a alegria e proteger a relação dos inevitáveis conflitos da vida a dois. Ao colocar essas atitudes em prática, você e seu companheiro terão a chance de deixar de lado momentaneamente as demandas familiares, profissionais e financeiras e se concentrar no que há de mais importante: o amor que os uniu. Repleto de conselhos práticos e histórias comuns à maioria dos casais, 75 hábitos dos casais felizes traz ensinamentos como: Veja o copo meio cheio – Em vez de concentrar-se nas atitudes irritantes do outro, mantenha-se focado no que ele faz de bom por você; Liberte-se das mágoas – Com um rápido exercício de respiração, livre-se da tristeza e dos ressentimentos ligados ao passado; Toque no parceiro quando ele não estiver esperando – Acariciar o outro estimula a oxitocina, conhecida como o hormônio do amor; Ouça com atenção as reclamações do outro – Em vez de se defender ou atacar, tente compreender o que ele quer dizer.
Essencialismo, de Greg McKeown (compre aqui)
Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo. O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa. Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo. Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença.
Sobre fibras e gente, de dois autores (compre aqui)
Em 1999, Shaul Shani e Amos Genish, dois empresários destemidos, sem experiência no ramo das telecomunicações no Brasil, munidos de um grande sonho e capital restrito, criaram a GVT para fazer frente às grandes companhias do setor. Contrariando todas as probabilidades, a startup cresceu e ganhou relevância em um cenário dominado por gigantes, transformando-se de um pequeno empreendimento de 100 mil reais em uma empresa de 25 bilhões de reais considerada referência no mercado. Neste livro, o professor Bruno Fernandes e o jornalista Chico Barbosa expõem e analisam os bastidores da construção da GVT. Em uma narrativa com o realismo e a dinâmica de um thriller corporativo, a obra revela os momentos de tensão, dúvida e extrema pressão vividos pelos executivos da GVT em um caminho cheio de reviravoltas.
Então, o que acharam dos lançamentos? Qual mais chamou a atenção de vocês?

6 Comentários

  1. Amiga eu sinceramente tenho que confessar que eu não sou muito fã da Editora Sextante, porque são poucos os livros que eu gosto, principalmente de auto ajuda que até gosto de ler, mas que hoje em dia leio bem menos. Mas mesmo assim gostei de saber das novidades. Agora estou doida para ler os da Arqueiro que já comprei aos montes hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-consultora-teen.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Ah, te entendo. Antigamente eu não lia, mas hoje em dia me interesso por alguns e suas propostas.
      Arqueiro é vida!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Ahhhh, dessa vez não me interessei por nenhum...

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jeni!

    "Sonhos Lúcidos" parece ser interessante e uma leitura bem diferente.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa! São tantos livros interessantes, que fiquei com vontade de comprar praticamente todos. Sonhos Lúcidos e A Mágica da Arrumação são os que mais me interessaram, pois sou uma pessoa (muito!!) desorganizada e estou precisando de um livro desses. Já fiz algumas pesquisas sobre sonhos lúcidos e até consegui ter um uma vez, é uma experiência muito interessante.

    http://www.thaisnacidade.com/

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.