Bom dia! Antes de mais nada, preciso conversar rapidamente com vocês sobre uma coisa muito importante que aprendi no ano passado: jamais leiam e-mails no celular sem marcar a mensagem como não lida logo depois, para dar a devida atenção quando chegar à casa. Sério, parece idiotice, mas esse simples lembrete é capaz de salvar vidas e postagens. Isso porque essa notícia devia ter sido entregue a vocês em dezembro e teria, se não tivesse se misturado às mensagens lidas da minha caixa de entrada. O bom é que não tem data de validade e que agradará a muitos.

Marcos Piangers publicou um livro de crônicas cheio de bom humor no ano passado, pela editora Belas-Letras. O papai é pop ganhou duas versões, inclusive: uma em capa dura, de cor preta com detalhes coloridos e outra em capa comum, bege com detalhes iguais em tons diferentes. A obra, que permaneceu durante 6 semanas na lista dos mais vendidos da VEJA, agora também conquistou o seu espaço nas estantes internacionais, com uma tradução em inglês pela Rafa Lombardino. Dad is cool chegou nas lojas digitais no dia nove de dezembro e continua conquistando diversos públicos, por conta das mensagens curtas e cheias de significado do autor para com a paternidade. Também é digno salientar que o autor chegou a aparecer no programa da Fátima Bernardes para apresentar o livro, ficou em primeiro lugar na Amazon, desde o lançamento já vendeu mais de sessenta mil exemplares e se tornou um fenômeno editorial. 

Antes de relembrar o lançamento para quem não se recorda dele ou ainda não teve a oportunidade de conhecer, achei bacana compartilhar também o depoimento da tradutora da versão para outra língua sobre o exemplar: "Podem me corrigir se eu estiver errada, mas o sonho de todo tradutor é traduzir um livro como se as palavras lhe estivessem sendo sussurradas ao ouvido, sem fazer muito esforço. Um livro que o próprio tradutor poderia ter escrito, considerando a familiaridade com o assunto. Um livro sobre algo que faz parte do seu universo, tanto que parece que você já sabe o que a próxima linha vai dizer." Que os papais se segurem lendo a obra para evitar enchentes, porque olha... pelo que andei pesquisando do autor, ele é um amor com as suas filhas e as suas palavras parecem aquecer qualquer coração ligeiramente chateado por uma travessura inocente. 

Então, você vai ser pai. Você sabe que precisa comprar uma casa maior. Tem que ter mais espaço pra criança. Tem que ter mais um quarto no apartamento. Tem que ter um berço novo, não pode ser aquele que a vizinha se dispôs a emprestar. Então você sabe que tem que trocar de carro, com seis airbags, no mínimo, ar-condicionado de fábrica. O que o humorista Marcos Piangers descobriu ao ser pai jovem é que essas preocupações não fazem diferença nenhuma. O que vale mesmo não é pagar pela melhor creche, se você é o último a buscar seus filhos. Não é comprar os melhores brinquedos, porque as crianças gostam mesmo é das brincadeiras que não custam nada. No fundo, o que importa mesmo, como os textos divertidos e emocionantes de Papai é Pop mostram, é você estar com seus filhos, não pensando em outra coisa, mas estar lá. De verdade. 
So, you're gonna be a father. You know you need to buy a bigger house. You need more room for the child. You need more than a one-bedroom apartment. You must have a new crib―you can't use the one your neighbor said you could borrow. And you know you gotta replace your car. It must have six airbags at least. It must come with an AC straight from the manufacturer. What comedian Marcos Piangers found out when he became a young parent is that all these concerns don't make any difference. It's not worth it to pay for the best daycare, if you're the last one picking up your child. It isn't about buying the most expensive gifts, because children really like playing games that are available for free. What the entertaining and emotional stories in Dad's Cool show us is that, deep down, you only need to be there―not physically there while thinking about something else, but REALLY there.
Fiz questão de colocar a sinopse original, em português e a nova em inglês. Pelo que vi, o livro em formato digital possui noventa e nove páginas. Pode ser uma boa opção para quem está começando um cursinho para dominar o idioma ou apenas para quem quer aprender a arranhar um pouquinho na leitura. Especialmente por conta do preço: na Amazon ele está saindo por menos de treze reais.

Para finalizar, vou deixar com vocês o vídeo que deu origem ao livro e arrecadou mais de vinte milhões de visualizações no Facebook, que mostra o pequeno heroísmo diário de cada pai anônimo. Tentem não ficar com os olhos marejados! Os meus estão assim porque acabei de cortar uma cebola enorme. Nenhuma ligação com os momentos lindos relatados nos dois minutos a seguir.


Gostaram da dica de leitura? Não ia contar exatamente agora, porém ele será a minha próxima leitura. Ainda em janeiro encontrarão resenha dele por aqui. Torçam os dedinhos para que tudo dê certinho! E ah, lembrando que o exemplar em português pode ser adquirido na Amazon!

14 Comentários

  1. Oi Jeni!
    Também já perdi emails assim, se leio no celular depois esqueço de responder.
    Não me interessei muito pelo livro, mas achei bem legal um autor brasileiro ser conhecido lá fora.

    Obs: Tem sorteio novo no blog :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora! É complicado, né?
      Achei o máximo e não vejo a hora de lê-lo!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Gostei da dica Jeni. Confesso que o livro não faz muito o meu estilo, mas fico feliz que a obra tenha sido traduzida para o inglês. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Fico feliz que tenha gostado. Também curti a notícia da tradução para outro idioma!
      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi, Jeni! Tudo bem? Me sentindo um alien por não conhecer o livro e o autor! :S Mas enfim, gostei muito da capa do livro e a sinopse. Talvez eu o leia em breve! ;)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony ony! Tudo ótimo e contigo?
      Que nada poxa, relaxa. Faz parte. Fico feliz por ter apresentado-os pra você! Espero que tenha a oportunidade de lê-lo. Em breve será a minha vez!
      Um beijo!

      Excluir
  4. Olá, Jeni.
    Eu faço muito isso. Leio no ônibus e acabo esquecendo depois hehe. Quanto ao livro eu não sei se leria. Não sou muito fã do gênero.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! É complicado, né?
      Sério? Gosto muito! Sempre estou lendo uma, perdida por aí.
      Um beijo!

      Excluir
  5. Oi Jeni
    Muito legal saber que o livro ganhou uma versão em inglês ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Também achei super bacana essa notícia.
      Um beijo!

      Excluir
  6. Ahh esse livro parece ser incrível!!! eu ainda não conhecia e já estou louca para ler,pois parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeice! Parece ser incrível mesmo. Tanto que nem vejo a hora de lê-lo!
      Espero que tenha a oportunidade também!
      Um beijo!

      Excluir
  7. Poxa que coisa bacana! Fiquei cheia de orgulho aqui, vou procurar saber mais sobre a obra. Valeu a dica!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Também fiquei super feliz com a notícia e agora mais ainda em saber que te apresentei a obra!
      Um beijo!

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.