Good evening, guys! Sei que andei bem sumida do blog e eu odiei todo o tempo em que estive fora, mas não tive escolha. Até parece que os imprevistos se organizam para aparecer na minha vida o tempo todo.

Acho que todo mundo sabe que nunca fui em uma feira ou bienal do livro. Antigamente eu não tinha vontade, pois não conhecia a literatura muito bem. Porém, desde que comecei a me interessar por livros, no ano passado, fiquei acompanhando postagens relacionadas à bienal de São Paulo, animada para a do Rio. E quase, por pouquinho, não fui.

Logo no primeiro dia de bienal, fiquei extremamente triste, pois minha mãe disse que eu não poderia comparecer. E é óbvio que eu fiquei arrasada, pois conhecer os autores parceiros do blog, aproveitar as promoções (livros por R$2,00) e tudo mais era tudo o que eu queria no momento.

E eu fui! Eu fui, people! Fiquei na casa da minha tia desde o dia 5 e como ela mora longe do local, só pude ir no dia 7 de setembro. O que me deixou triste foi a questão do pouco tempo que pude aproveitar. Umas, no máximo, cinco horas.

Eu gostei muito de ter comparecido, mas esperava um pouco mais. Não do evento em si, que foi bem bacana, mas queria ter me organizado melhor. Afinal, fui pega de surpresa, não tive muito tempo para pensar e tudo mais, pois me avisaram em um dia e no outro eu já estava no ônibus. Sete horas com o bumbum dormente.

Quando cheguei lá, fiquei de boca aberta. Nunca vi tanta gente na minha vida inteira! Fiquei me odiando por não ter comprado os ingressos antes, pois a fila para quem já os tinha era bem menor quando cheguei.

Logo quando entrei, fui em direção ao Pavilhão Verde e dei de cara com o estande da Modo Editora. E adivinhem quem eu encontrei conversando por lá: Eleonor Hertzog! A queridíssima parceira do blog, que é uma graça. Tem um sotaque super maneiro e é uma simpatia. Quando estava indo embora, fui ao seu encontro no estande da Letra Impressa, como ela havia me pedido. A autora me deu o Linhagens (que é a continuação de Cisne), dois marcadores, uma caneta personalizada e dois bottons (um do Cisne e um do Linhagens). Adorei tê-la conhecido.

Se tem algo que eu não gostei mesmo, foi de ter ido acompanhada por mais três pessoas (minha tia, meu primo e o marido dela). O motivo? Eu tenho um pique e eles têm outro! Se eu tivesse ido sozinha, teria aproveitado muito mais, pois esperar e andar no meio daquela gente toda parando o tempo todo para olhar para trás atrasa muito. Percebi isso.

Fui no estande da Novo Conceito também, que estava divino. Lá encontrei a linda da Tammy Luciano, autora de Garota Replay. E, bom, não resisti e adquiri seu novo trabalho, o Claro que te amo! que tem uma capa fofíssima. Ela autografou pra mim e tiramos uma foto. Me surpreendi ao ver que o Edson Gomes, autor de Psíquico, era o fotógrafo! Cheguei perto dele, toda sem graça, e disse: “Ei, você é o Edson Gomes, autor de psíquico, não é?” e ele sorriu pra mim, dizendo: “Sim!” ou algo do tipo, porque não tenho memória de elefante e já faz alguns bons dias que fui à bienal. Ah, e ele me deu vários marcadores autografados do livro, o que significa que teremos sorteios de marcadores qualquer hora dessas. 

Fui no estande da Intrínseca e enfrentei uma fila gigantesca para entrar, e outra igualmente enorme para pagar os três livros que comprei (que vocês verão na próxima postagem da coluna O Carteiro Me Trouxe). Posso adiantar que fiz um bom negócio: comprei um com uma sinopse bem interessante por dois reais, um que estava desejando há décadas por nove e noventa, e o último por nove e noventa também, que havia lido uma resenha e parece super divertido.

Nunca me imaginei tão cara de pau quanto fui nesse evento. Ainda na fila da Intrínseca, chamei uma mulher que estava do lado de uma bancada de marcadores e disse: “Ei, será que você pode pegar uns marcadores aí pra mim, por favor?” e ela pareceu se assustar, mas acabou pegando.

Na minha ida ao estande da Novo Século, não achei plaquinhas indicando preços ou ao menos consegui distinguir quem estava trabalhando lá por ter muita gente, então não comprei nada. Porém, na rápida passada que dei, encontrei a Mari Scotti, que foi uma linda e me deu um marcador – exclusivo, cof cof cof – de Híbrida, a Deise Muller, que me deu um marcador de Lilac e vi o Felipe Colbert, o Gabriel Schmidt e o Ricardo Valverde, mas além de ter ficado com vergonha de falar com eles – e de estar cansada de dizer: "Oi, sou a Jeni Viana, te tenho no Facebook... você é autor de tal livro, não é?" – estava com pouco tempo, então tive que ir embora. Queria ter conhecido a Samantha Holtz e a Lu Piras também, mas fica para a próxima.

O último estande em que passei foi o da Suma de Letras, no qual adquiri dois livros. Depois só fiquei andando mesmo. Acabei voltando para o da Modo e me assustei com o tanto de gente que estava por lá – mal dava para andar! Conheci a Maribell Azevedo, que me deu um botton de Amor no Ninho (que sumiu da minha mochila) e outro de Amor Inteiro, a Mila Wander, que é uma fofa e a Glaucia Santos, autora de Luz da Minha Vida. Exemplar este que depois de muita conversa, adquiri com a autora autografado.

No fim das contas, não visitei tantos estandes assim, não comprei muitos livros, não conheci tantos autores quanto gostaria e nenhum blogueiro. Mas de uma coisa eu não posso negar: o evento foi ótimo. Sim, queria não ter esquecido da hora para o bate-papo com a Carol Sabar, não queria ter ficado apenas quatro ou cinco horas lá e queria muito ter me planejado mais, feito uma lista decente de compras e ter seguido o que estava escrito – da lista que fiz, só comprei dois livros.

Meu saldo final da bienal: sete livros, três bottons, uns trinta ou quarenta marcadores no máximo, algumas fotos e uma sensação ótima de ter vencido o meu medo, ter ido atrás do que queria e ter agarrado a oportunidade que me deram com unhas e dentes. Quando entrei no ônibus, pensei seriamente em voltar e esquecer isso. Essa foi a minha primeira viagem sozinha. Tive medo. Bobeira minha? Talvez. Mas para quem tem medo de viver, esse foi um grande passo rumo à felicidade própria. 

16 Comentários

  1. Queria muito ter ido nessa Bienal, mas infelizmente não pude ir também. No fim do ano meu pai certamente ganhará um cupom com viagem de 4 dias pra qualquer lugar do Brasil e tudo pago pelo trabalho. Eu espero que ele seja bondoso ao ponto de guardar para que eu possa ir na bienal de SP do ano que vem ^^
    Adorei seu relato na Bienal e da próxima vez, se programe melhor e fala pra sua mãe não te pegar de surpresa. rsrs
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Jeni, ainda não acredito que a gente não se encontrou lá. :( Tristeza! Estava lá no evento da Carol Sabar, pena mesmo que não foi.
    Mas é, Bienal para quem é leitor de verdade tem uma mágica a mais. É tanta coisa para ver, é tanta gente para conversar, conhecer, que ficamos perdidos. Vou te falar a verdade: eu fui em quatro dias na Bienal e ainda senti como se eu não tivesse aproveitado tudo que eu podia aproveitar. Tem que ir com bastante tempo, porque você viu como é grande aquele lugar. E como nós blogueiros sempre estamos em contato com os autores, parece que o tempo fica ainda mais curto porque a gente quer parar para conversar, conhecê-los melhor.
    Mas você falou coisas que eu notei na Bienal. Intrínseca tava um desespero, mas eu não deixei de ir no estande deles pelo menos 3x por dia que eu estava lá. Toda hora eles colocavam novos livros e era puro amor! <3
    Novo Conceito, aqueles lindos e maravilhosos, preciso nem comentar.
    Não achei os preços da Objetiva (Suma e etc) tão atrativos assim. :( Saí de lá sem nenhum livro.
    Novo Século estava MUITO bagunçado. Não deu pra comprar nada!!
    Enfim, agora é planejar para que venham as próximas! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Ahhh garota, eu amei a bienal também, apesar que eu estava pra lá de morta logo no primeiro dia AUHAUHA. Fico feliz que gostou do marcador e espero reve-la na do ano que vem! Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeni.

    Poxa sentir sua falta por aqui.
    Bom não fui a Bienal e fico feliz por você ter ido, mesmo com todos os acontecimentos contrários. rs

    Beijos Fê - Amor Literário.

    ResponderExcluir
  5. Eu estive na Bienal no dia seguinte, dia 08 de setembro. Cheguei as 10h e sai de lá as 20h30 com vontade de ficar mais e voltar outro dia, mas fui no último dia. Estive no Novo Século e vi o André Vianco, e outros novos autores que foram bem simpáticos. O pavilhão azul, que sempre é o melhor, mesmo ficando todo esse tempo não consegui visitar todos os stands :(
    Sai de lá cansada mas realizada. Amo esse evento, a Bienal do Livro é o melhor do mundo.
    Amei seu blog.
    Bjs
    http://livroseprosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jeni! A Bienal foi demais!
    Peninha que não nos encontramos. Fica para uma próxima vez. :) Quero muito conhecê-la.
    Beijo grande!

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Foi muito bom encontrá-la na Bienal Jeni!

    Gostei de sua simpatia. Espero que os leitores de seu blog gostem dos marcadores.

    Beijos mil.

    Edson Gomes

    ResponderExcluir
  8. Foi muito boooooooooom te conhecer, Jeni! Sua lindaa! <3

    ResponderExcluir
  9. Hey
    Eu amei a Bienal, foi a segunda vez que fui na feira. Infelizmente sempre posso ir só uma vez =/
    O stand da Intrínseca ta sempre com ótimas promoções, minha prima fez a festa...

    Que venha SP!

    bjs
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oie amiga
    Fico feliz que tenha aproveitado a Biena e que pena que eu não pude ir, pois queria conhecer você pessoalmente.
    Espero que possamos nos encontrar nas próximas.
    Beijos

    Jéssica - Leitora Sempre
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Oi! ^^
    Que legal! Ainda bem que você venceu o medo e foi!
    Eu nunca fui à uma bienal. Mas tenho muita vontade de ir, claro!
    Imagino o quão fantástico deva ser!

    Beijuss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu tbm nunca fui a uma bienal do livro mas adoraria ir!!!
    imagino conhecer varios autores que gosto e poder comprar os livros que sao o meu sonho de consumo!!!
    seguindo ja*_*
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Jeni *-*
    Queria tanto ter ido (ainda estou chorando por dentro)
    Mas quem sabe ano que vem \o/
    Que bom que você você gostou e não deixe de mostrar os livros que vc comprou viu =)

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Dessa vez só consegui ir uma única vez na Bienal, apenas no último dia. Mas consegui comprar meu Kobo! *---*
    O jeito é esperar pela próxima... Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Querida Jeni,

    Também adoraria tê-la conhecido!!! Que pena que não foi desta vez, mas espero que não passe da próxima, em SP :) hehehe

    Obrigada pelo carinho e por ter mencionado meu nome em seu post! <3
    Mesmo indo apenas um dia, você conheceu muita gente suuuper 10 e aproveitou promoções incríveis!

    O estande da Novo Século estava, mesmo, muito cheio... o que é bom, claro, mas acaba comprometendo a organização. Vou dar a dica para eles melhorarem no próximo ano, vi aqui que você não foi a única a comentar, e é bom que eles saibam, né? :)

    Beijoooooos!
    Sam

    ResponderExcluir
  16. Inveja das suas aquisições haha
    Fico imaginando os estragos que eu faria se fosse para uma Bienal, pena que moro do outro lado do país, e os eventos que acontecem no meu estado não são de grande porte comparado aos do Rio.

    Adorei o post!
    Beijos, http://cacandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.