Quando eu digo que fevereiro é o meu mês favorito, muita gente acha que é por conta da comemoração do carnaval. Porém, o meu gosto especial por ele se dá pelo fato de completar mais uma primavera (embora eu prefira o inverno, mas dizer que completo mais um inverno seria muito esquisito) e das maravilhas que costumam acontecer durante as suas semanas. E mais uma vez isso se comprovou, porque o blog conquistou duas novas parcerias mega fofas, sendo dessa vez com as editoras Biruta e a Gaivota! Fiquei muito feliz com a notícia e espero que vocês também.

E para oficializar essas parcerias, resolvi aparecer hoje para apresentá-las a vocês. Vamos conhecer um pouco sobre elas e suas publicações voltadas para o público infantil e infantojuvenil?  



A Editora Biruta, no ano de 2014, completa 14 anos de vida. Nesse período veio ganhando corpo e forma e hoje é reconhecida por se sobressair em três quesitos que considera essenciais: qualidade literária, projetos gráficos ousados e belas ilustrações. Primar pela qualidade literária de nossas publicações nada mais é do que valorizar aquele que buscamos como leitor. Textos ricos e com múltiplas interpretações recheiam o nosso catálogo e contribuem para a sua formação. Belas ilustrações, além de um banquete visual para os pequenos, são também uma maneira de estimular seu desenvolvimento cognitivo por meio de imagens, cores e formas, e ampliar o diálogo entre imagem e palavra. Ousar nos projetos gráficos coroa essa tríade: é um estímulo para que as crianças se tornem leitores literários completos, capazes de enxergar as diversas facetas que compõem um livro. (continue lendo)

Qualidade literária, projetos gráficos ousados e instigantes, ilustrações que encantam… É tudo o que almeja uma editora de livros infantojuvenis que considera seus leitores sensíveis, inteligentes e curiosos. E este é o objetivo desta jovem editora — Gaivota —, criada no final de 2011, um novo selo lançado pela Editora Biruta. Mas o desafio vai além. Percebemos uma lacuna importante nos textos destinados a crianças e jovens: livros que abordem temas de diferentes áreas do conhecimento de forma a despertar a atenção e a curiosidade dos leitores.  (continue lendo)
Alguns livros do catálogo da Biruta


» Fuja, coelhinho, fuja, de Barbara Mitchelhill
Quando o pai de Lizzie recusa-se a lutar na Segunda Guerra Mundial, a polícia vem à sua procura. Para continuarem juntos, Lizzie e seu irmão Freddie acompanham o pai e refugiam-se em uma idílica comunidade chamada Whiteway. Porém, a estadia não dura muito tempo, e a família se vê obrigada a fugir novamente. O inverno rigoroso é apenas um dos obstáculos que tornarão a jornada cada vez mais difícil, e a chance de permanecerem unidos ainda mais distante.

» A menina que não queria ser top model, de Lia Zatz
A mãe já tem o futuro traçado para a filha. Mas será que a filha compartilha os mesmos sonhos? Em A menina que não queria ser top model, Lia Zatz nos coloca diante da relação delicada e complicada entre mãe e filha. Nessa narrativa, sensível e dinâmica, todos têm voz e querem contar sua história. Não existe o certo e o errado. Apenas duas pessoas aprendendo a se conhecer e, ao mesmo tempo, a se relacionar uma com a outra e com o mundo.

»  O dia em que felipe sumiu, de Milu Leite
Um lago poluído intriga uma turma de crianças curiosas. Como é o mais dramático e preocupado de todos, Felipe acorda um dia e resolve começar sozinho sua caçada para descobrir como e por que o lago ganhou toda essa sujeira. Foi bem nesse dia que Felipe sumiu! Em sua busca vão seus pais, seus três amigos, seu cachorro banguela – o Tobias, um capitão de polícia e um cabo meio atrapalhado e de intelecto duvidoso. Mas, afinal, quem dará fim a toda a angústia da família?

»  Cordeluna, de Élia Barceló
Apaixonante novela que combina história e fantasia, amor e maldade, bruxaria e religião. A história se passa na Idade Média e é muito bem retratada no livro, que destaca costumes e valores da época. As sangrentas guerras entre muçulmanos e cristãos pela expansão e posse de seus domínios. No posfácio, a editora explica os diferentes períodos da História e descreve a fascinante personalidade de El Cid.

Alguns livros do catálogo da Gaivota


» A menina que sonhava com os pés, de Christian David
Você já viu gente que sonha com a barriga? Ou com os joelhos? É estranho, não é? Pois a Ana sonha com os pés! Ela adorava andar de cá pra lá com seus sapatinhos coloridos. Até que um dia, ela ganhou de seus pais um par que a acompanharia em uma nova experiência: a ida à escola. No começo foi meio assustador, mas logo ela aprendeu um jeitinho especial de colorir tudo.

»  O menino que lia nuvens, de Ricardo Viveiros
No céu azul, nuvens brancas, o Sol, um elefante… Um elefante? E tem mais! Uma bola de futebol! Conheça Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando as formas das nuvens. Mas eis que começa a ver algo além das formas, algo além de seu presente, e de tanto olhar para o céu acaba encontrando o que sempre procurou. E você, já deu uma olhada no céu hoje?

»  O telephone, de Luís Dill
Histórias paralelas se desenrolam simultaneamente, mas em tempos diferentes. Como isso é possível? São os mistérios da tecnologia. Ou seriam da antiguidade? Quando Vitor Hugo recebe de seus pais um presente inusitado, um telefone preto, bem antigo, com pê agá, mesmo, telephone, coisas estranhas começam a acontecer. Ligações misteriosas são recebidas e o garoto descobrirá detalhes de um passado inimaginável e que trouxe reflexos inclusive para o seu presente. O telephone está tocando. Você não vai atender?

»  Duas vezes na floresta escura, de Caio Riter
Susana se sentia sozinha naquela cidade em que pouco havia para se fazer. Susana queria que a mãe retornasse, queria poder voltar para seu quarto, para sua escola, para sua amiga Clara. No entanto, sabia que isso ainda iria demorar. Todavia, aquela vida que, num primeiro momento, lhe pareceu insuportável, sofrida, foi se modificando. A garota conheceu a Bethânia, o Caetano, a Nicole. Conheceu também o César, um garoto estranho, que adorava espionar os outros. Até que uma tragédia se abateu sobre aquela cidade tão pacífica. E Susana e seus novos amigos estavam bem próximos dela. Deles, dependia a solução de um bárbaro crime.

Então, conheciam essas editoras? Já leram alguns dos livros citados? 

2 Comentários

  1. Parabéns pela parceria :) Conhecer a editora eu até conheço mas infelizmente nunca li nada dela ainda.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhey! Obrigada! Ah, puxa. Mas gostou de algum dos que citei?
      Um beijo!

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.