Editorial_11_large
Fui visitar um site no qual não acesso há anos e me deparei com uma palavra que despertou o assunto da postagem: Bullying. Acho esse um dos assuntos mais delicados para se falar, pois envolve sentimento (da vítima) e disposição para humilhar do agressor (denominado bully, daí que vem o termo bullying).

Segundo a minha querida salvadora de trabalhos de educação física, a Wikipédia, o Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, com o objetivo de causar angústia, humilhação ou dor, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder (alguém mais forte se exibindo para cima de alguém inferior ao mesmo). 

Achei um trecho interessante explicando mais sobre o tema e gostaria de compartilhar:
"Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio."

Porque estou postando isso? Porque acho isso uma tremenda falta do que ter o que fazer. Cara, o que uma pessoa ganha colocando outra para baixo? Há quem diga que isso não passa de bobagem e frescura, mas esse assunto é sério. Por um ato desse uma pessoa pode chegar à tirar a vida. Agora parece sério, não é? Pois é. O pior é que quando estava formulando a postagem, me lembrei de pessoas que se mutilam. Ok, o que isso tem a ver? Tudo a ver. Por experiência própria, sei que as palavras maldosas possuem poder suficiente para fazer com que uma pessoa fique se torturando durante um longo tempo, seja mentalmente ou fisicamente (cortes ou arranhões) e, acredite, não tem coisa pior do que você ver uma pessoa ficar trancafiada em casa porque um idiota sem ter uma louça para lavar ficou dizendo palavras afiadas que acabaram por perfurar o coração da mesma. Pode parecer meio gay isso, mas não é. Palavras realmente machucam, se forem usadas para essa finalidade. As pessoas precisam aprender que elas quando estão somente na mente não tem poder algum sobre alguém, somente sobre a mesma. Já quando é solta no ar, além de não poder ser mais retirada, geralmente não é esquecida nem tão fácil. 

Para finalizar, queria dar ênfase em algo que disse bem acima: cuidado com o que você fala, pois palavras podem parecer inofensivas e até mesmo sem efeito, mas elas possuem poder suficiente para destruir a alma e até mesmo a vida de alguém. 

5 Comentários

  1. Bullying realmente é um assunto sério. Ao contrário do que muitos afirmam, não é uma brincadeira e sim um atentado contra a integridade moral e emocional da vítima. Em muitas situações, ocorrem até mesmo agressões. É um crime e como tal, precisa ser penalizado. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bulling não só fere e destrói a vítima, ela destrói uma família inteira. Seja qual for a consequência, o efeito será sempre dominó.
    Se não ocorre a depressão seguida por suicídio, futuramente estaremos moldando uma pessoa fria, perigosa e vingativa, como muito exemplos infelizes que vimos em tragédias.

    Sei que uma ato insano não justifica a violência alheia, mas será que a sociedade sabe disso? Ao traumatizar uma pessoa, está sujando suas mãos com o sangue da vítima ou de várias vitimas.

    Ótima postagem, conscientização em primeiro lugar.
    Bjo
    Ni
    @Ciadoleitor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jeni!
    Concordo com você que bullying é uma questão muito séria e bem delicada. Muita gente que sofre a agressão nem admite, ou gostar de externar, o que só dificulta a identificação e repressão dos responsáveis. Bem, é algo que sempre existiu, isso é fato. Mas ultimamente o pessoal anda dando mais prioridade pois as consequências só vem piorando com o tempo, e é no futuro que se sente.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o bullying está cada dia mais comum e percebo que os grandes praticantes do ato, em sua maioria, são os adolescentes. Não entendo como podemos nos dias de hoje sermos tão retrógrados nesse sentido.

    Ótimo post!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  5. bullying é uma coisa seria, machuca, deixa marcas para a vida toda. E trás varias doenças. Eu não entendo até hoje como alguém pode ser capaz de ferir outro ser humano só porque este é diferente.

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.