Diário de Uma Paixão
Título original: The Notebook

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Classificação final: 5\5
Livro no skoob: aqui

Sinopse: "Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun. Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas. 

Sinceramente não sei como começar essa resenha. Esse foi um dos livros que mais me surpreendeu, apesar dos comentários que já vi por aí sobre ele, não muito animadores para efetuar a leitura. O engraçado é que não iria comprá-lo, já que tenho uma lista bem grande de livros que quero muito ler e esse não era um dos casos mais urgentes. Por um acaso do destino o encontrei na revista da Avon, em promoção. Junto dele estavam mais algumas obras do Sparks, que eram Querido John, Um Amor para Recordar e A Última Música. Fui mais pela capa mesmo, tenho de confessar. Mas vocês não sabem o quanto fico grata por tê-lo escolhido.

A história começa sendo contada em 1ª pessoa pelo Noah, sendo ele mais velho e em uma casa de repouso. Depois do primeiro capítulo passa a ser narrada em 3ª pessoa, quando ele começa a ler o diário de sua vida com a Allie.

Pode parecer estranho, mas quando vi o nome Noah pensei que fosse uma personagem e não um personagem. Não sei o porque disso. Temos como personagens principais Noah e Allie. Como secundários mas não menos importantes, temos Lon, que é o noivo de Allie e Clementina, que é a cadela de Noah, apelidada como Clem. Fiquei feliz quando a conheci com o decorrer da leitura, pois amo animais! 

Noah é um personagem admirável, que vai ficar na minha memória por um longo tempo, com toda certeza. Sendo jovem ou idoso, sempre bondoso, sincero e com um gosto influenciável por poesia. Garoto do campo que aprecia as coisas simples e importantes mas não muito valorizadas, impossível não se apaixonar por ele. Pode parecer a coisa mais besta do mundo, mas enquanto estava efetuando a leitura, fiquei sonhando com o meu futuro marido. Espero que seja tão gracioso como o Noah e caso esse meu pedido nobre seja atendido por Deus, tenho certeza que vou me lembrar de agradecer ao Sparks pelo personagem maravilhoso que criou.

Allie, por sua vez, é uma personagem forte, confusa e ao mesmo tempo determinada. Precisa-se ter coragem para fazer uma escolha como a que ela fez - entre o noivo e um alguém que faz o coração bater mais rápido do que o normal, que traz uma sensação de preenchimento, qual escolher? Possui uma família complicada e protetora, que leva mais em consideração ao status diante da sociedade do que ao caráter de uma pessoa. 


Algo que gostei muito na história foi que geralmente vemos por aí um casal de jovens, que ficam jovens até o final, mas não é esse o caso de Diário de uma Paixão. Foi ótimo conhecer a vida de Noah e Allie desde a juventude até a que podemos chamar de terceira idade. Me peguei sorrindo nos momentos de diálogo entre eles, pois são muito fofos! Derramei algumas lágrimas, fiquei com o rosto corado em momentos íntimos entre os dois... 

A diagramação é simples, a fonte possui um tamanho razoável, percebi que é a mesma do livro Querido John, também publicado pela Novo Conceito. Os capítulos não são enumerados, há apenas os títulos, e isso não fez a menor diferença para mim. As páginas são brancas. Pude comparar a história com a do filme Como se fosse a primeira vez, em uma parte considerável e importante do livro - que não vou comentar para não soltar spoiler. A forma como o autor narrou a história foi incrível! Simples, mas intensa. Era como se eu pudesse ver o amor entre as linhas, do jeito mais estranho e bonito possível. 

Gostei muito do livro, se tornou um dos meus favoritos. Vou relê-lo daqui há um tempo, sem dúvida. Leitura super recomendada, especialmente para os amantes de romances e para os apaixonados. Ah! Ia me esquecendo de uma coisa: tem continuação, que foi lançada pela editora Arqueiro. O nome do segundo livro é O Casamento. Estou ansiosa para lê-lo! 

"Há algo de especial, quase místico, em ver o alvorecer dentro da água, ele pensou, e agora fazia isso quase todos os dias. Noah não se importava se fazia sol ou frio, se o tempo estava claro ou se havia nuvens escuras; O que bastava era mover os remos ao ritmo da música dentro da sua cabeça, rasgando a água cor de ferro." 

"Aprendi que devemos viver cada dia encontrando beleza nas flores e na poesia e conversando com os bichos. Que não há nada melhor do que um dia com sonhos, pores do sol e brisas refrescantes [...]" 

"Você é, ao mesmo tempo, o meu melhor amigo e o meu amante, e não sei de que lado de você eu gosto mais. Tenho grande estima pelos dois lados, assim como tenho grande estima pela nossa vida juntos. Você tem alguma coisa dentro de você, Noah, algo belo e forte. Bondade, é o que vejo quando olho para você agora, é isso que todo mundo vê. Bondade. Você é o homem mais generoso e sereno que conheço. Deus está com você. Tem de estar, porque com toda a sua delicadeza e paz você é a coisa mais próxima de um anjo que já encontrei na vida." 

8 Comentários

  1. Parabéns pela resenha Jeni! Já li Diário de Uma Paixão e O Casamento e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei tanto o livro como o filme <3

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Vi seu recadinho no Skoob e vim te seguir pelo GFC. Muito fofo o seu blog! Desejo muito sucesso! Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li, só conheço a história por causa do filme mesmo, que é lindo! Mas sei lá, tenho um certo preconceito em ler livros depois que já assisti o filme, sabe? Então como não sou muito fã do Nicholas, acabei desanimando pra ler O Diário :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nicolas escreve muito bem, mas seus livros estão ficando repetitivos... ótima resenha.. beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gosto dos Livros do Nicholas Sparks! Tenho alguns, inclusive esse, mas ainda não o li! Li recentemente A Ultima Musica! Muito bom! Esse será proximo! Parabens pela resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que resenha ótima! Já li o livro e acredito que é o meu livro preferido, por isso vim ler o que você escreveu sobre ele. Só por ter colocado o trecho que marcou muita coisa importante pra mim logo no início já contou vários pontos! Que bom que você escolheu comprá-lo e não se arrependeu, quero comprar ele também! O Nicholas é um autor incrível! Parabéns pela resenha, beijo! =D

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é um dos meus favoritos, sou apaixonada por ele, apesar de a linguagem ser simplista e tudo o mais. A resenha ficou realmente incrível, conseguiu dar todos os créditos que o livro possui apenas nessa página! Gostei muito, parabéns!!

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.