Título original: The Longest Ride
Gênero: Romance
Obra no Orelha de Livro: aqui
Quantidade de páginas: 361
Classificação: 5/5
"Mas, pouco a pouco, as pessoas se afastaram, até não restar mais ninguém. Não havia para quem telefonar, ninguém com quem conversar e a casa caiu em silêncio. Eu não sabia como viver assim e o tempo se tornou cruel. Os dias se arrastavam."
Neste livro conhecemos a história de dois casais de épocas bem diferentes, que têm suas vidas ligadas pelo destino e algo muito bonito em comum: o amor puro e verdadeiro por seus companheiros.

Recordo-me que desde o momento em que vi este livro entre os lançamentos da Arqueiro, algo se agitou dentro de mim. Quem me conhece sabe que sou fascinada por romances e o Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos. Logo que li a sinopse, imaginei que a leitura fosse me emocionar, uma vez que os outros livros que eu li do autor me fizeram chorar horrores. E não podia estar mais certa.

Confesso que fiquei assustada com o início da narrativa. Logo no primeiro capítulo, somos apresentados a um idoso que sofreu um acidente e está preso dentro de um carro que caiu fora de uma pista em uma curva. Acompanhar o sofrimento dele foi agoniante. Cheguei a ficar incomodada com isso, mas com o decorrer dos fatos, ainda que soe insensível, consegui me acostumar.

Ira Levinson é um idoso que já passou por poucas e boas na vida. Esteve presente na Segunda Guerra Mundial e sofreu bastante com as suas consequências. Pude sentir os sonhos de todos que viveram neste período sendo esmagados de forma cruel e dolorosa e parentes se tornando frios e afastando-se. Famílias foram destruídas. Pude sentir todas essas marcas eternas que a guerra causou. Todavia, o que mais deixou o meu coração partido foi entender que isso de fato ocorreu.
 
"Como veteranos de toda parte, eu queria deixar a guerra para trás. Mas não conseguia. Estava zangado e amargo, e odiava o que havia me tornado. Pelo resto da minha vida carreguei feridas que nenhum homem podia ver, mas eram impossíveis de ser curadas."
Algum tempo depois que o Ira estava dentro do carro e quase inconsciente, passou a visualizar sua falecida e amada Ruth. Durante os seus diálogos com ela, o senhor de espírito jovem contou se não toda, uma enorme parte de suas vidas como casal para o leitor. E, gente, é muito emocionante e triste, ao mesmo tempo! Principalmente pelo fato dele amá-la incondicionalmente e não poder mais tê-la em seus braços.

"Foi assim que tudo começou. Não é uma história emocionante de aventura ou o tipo de romance de conto de fadas dos filmes, mas pareceu uma intervenção divina. Ruth ter visto algo especial em mim não fazia sentido algum, mas fui inteligente o bastante para aproveitar minha oportunidade."
Sophia Danko é uma jovem estudante de história da arte na universidade. Muito madura, cheia de princípios, valores e do tipo que sabe bem o que quer. A garota mostrou-se ser uma protagonista de fibra. Gostei muito dela e do seu jeito.

Luke Collins é um peão de boiadeiro de olhos azuis e covinhas. Só por esse detalhe, logo de cara fiquei encantada. Ao conhecê-lo mais, é claro que o meu sentimento por este personagem só aumentou: é prestativo, romântico, sincero e louco. Também gostei muito dele. Aliás, essa é a primeira vez que leio um livro com um cowboy e a experiência foi muito bacana.

Apesar da Sophia ser um garota da cidade e o Luke ser um cara do campo, isso não os impediu de viver um romance de arrancar suspiros. Notei que a protagonista não é nem de longe uma garota fútil, visto que se adaptou com o estilo de vida do cowboy sem pestanejar, sendo esta uma decisão voluntária. Acho até que foi algo natural com o sentimento que crescia dentro dela e ficou claro que ela queria isso. Queria conhecer mais a vida que Luke levava na fazenda, os passeios a cavalo e os cuidados com as plantações.

Essa história é tão, mas tão bonita! Estou encantada até agora. A partir de determinada parte da narrativa, me vi envolvida de tal forma que não consegui pausar a leitura e terminei-a apenas de madrugada. Com os olhos quase fechadinhos, molhados por causa das lágrimas e boquiaberta. O autor soube desenrolar o enredo de um jeito magistral, de forma que não há nenhuma ponta solta e todos os fatos, até mesmo os aparentemente sem importância, se encaixam como peças de um quebra-cabeça. 

Outra coisa que acho importante destacar é a mensagem que a obra me transmitiu, sendo esta a questão do amor incondicional, sem limites e barreiras, que sobrevive até mesmo após a morte.

Com uma narrativa alternada em primeira pessoa pelo Ira e terceira pessoa por Sophia e Luke, esta obra me causou uma mistura de emoções: sorri, chorei, fiquei entediada, com o coração na mão, agoniada e pensativa. Digo que fiquei entediada pois durante uma parte da história, em algumas narrações de Ira, senti um desânimo sem igual para prosseguir a leitura. Mas isso mudou logo depois. Recomendo a obra para quem deseja uma leitura doce e emocionante. 

"Entendo que o amor e a tragédia andam de mãos dadas, porque não podem existir sozinhos, mas ainda assim me pergunto se a troca é justa. Acho que um homem deveria morrer como viveu; em seus últimos momentos, deveria estar cercado e ser confortado por aqueles a quem sempre amou." 

26 Comentários

  1. Oie :)

    Sua resenha ficou impecável em vários quesitos. Parabéns!

    O que eu acho legal nos livros do Sparks é exatamente essa coisa do amor incondicional e a beleza de suas estórias. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!
      Poxa, obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
      O Nicholas é um excelente autor. Gosto muito dele e de sua escrita!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi, Jeni!
    Sua resenha ficou tão linda que quero ler esse livro. Ele está na minha prateleira, mas tenho um medo terrível do Sparks, porque ele é malvado com as pessoas hahaha
    Mas me animei, vou colocar como meta desse ano que chega!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Soraya! Tudo bom?
      Ai, que bom! Fico tão feliz em ler isto! Obrigada! Sempre fico feliz em ler comentários como esse. Concordo com você. O autor gosta de nos fazer chorar!
      Que bom! Espero que curta a leitura tanto quanto eu.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Acho esse livro legal, de vista, por duas coisas: sinopse e capa que felizmente a Arqueiro se tocou e fez algo diferente e mais chamativo \o/. Enfim, mas essa é a primeira resenha que leio, sério! Achei legal o fato de o livro já começar diferente e de ter uma história bonita e legal e que nos passa uma mensagem, acho isso importante para qualquer livro!

    Jeni, você me fez ter interesse pra ler um livro de um autor que não gosto muito kk, a resenha ficou ótima! Parabéns!

    Abraços e um feliz ano novo :D

    Ah, está ai o link :D
    http://www.entrepaginasdelivros.com/2013/12/entre-as-paginas-de-fique-comigo-harlan.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caíque! Achei a capa bem romântica e sinopse muito boa também. Poxa, que bacana! Fico feliz em saber que a minha foi a primeira!
      Também acho super importante.
      Ah, que bom, que bom! Fico tão bem em ler isso! Obrigada!
      Abraços e um feliz ano novo para ti e tua família também!
      Vou comentar agorinha mesmo.

      Excluir
  4. Oi!

    Primeiramente quero lhe dar os parabéns pela resenha. Achei incrível, muito bem escrita. Amo o Nicholas Sparks, quero um dia poder dizer que li todos os livros dele. Depois de ler o seu texto fiquei com muita vontade de ler. Eu sempre tiro alguma coisa das histórias dele, apesar de muitas pessoas acharem todas iguais (discordo totalmente).

    Beijos!
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana! Poxa, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado. É muito animador ouvir comentários como este!
      Também gosto muito do autor, tanto que é um dos meus favoritos. Eu também, hihi. Tenho outras obras dele por aqui que ainda não li, mas que pretendo fazê-lo em breve. Que bacana!
      Realmente já ouvi isso por aí e também não acho que todas são iguais.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oie Jeni
    Parabéns pela resenha. Desde o lançamento desse livro que quero ler e depois de ler sua resenha - a primeira que leio do livro - fiquei mais ansiosa e ano que vem vou ler com certeza.
    Amo o Sparks e tenho certeza que vou adorar Uma Longa Jornada.
    Beijos

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga!
      Muito obrigada! Gente, fico tão feliz em ver que essa é a primeira resenha que algumas pessoas estão lendo deste livro! Poxa, que bom! Espero que curta tanto quanto eu!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Gostei da resenha Jeni. Este é o único livro do Nicholas Sparks que não tenho, mas pretendo reverter esta situação em breve. Amo um bom romance, daqueles intensos, verdadeiramente genuínos, e pelas suas palavras, acredito que irei amar o livro! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nessa! Fico feliz em saber disso! Sério? Não tenho vários dele, principalmente da Arqueiro, mas assim como você, pretendo reverter essa situação em breve! Eu também sou apaixonada! Espero que ame mesmo!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Adorei a resenha. Clara, objetiva e realmente admirável. Dá vontade de correr para ler o livro. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Poxa, obrigada! Fico super feliz em saber que gostou. E não perca a chance de conferir esta história incrível!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Jeni, como você bem sabe sou fã do Sparks. Ele foi um dos poucos escritores românticos que me conquistaram e por isso tenho curiosidade em conhecer todos os livros, mas confesso que no primeiro momento tinha certo receio em relação a esse livro. A questão é que vi muitos leitores criticando alguns dos mais recentes livros do autor, por isso imaginei que esse também seria criticado, mas até agora só vi comentários positivos e sua resenha só aumentou o interesse em ler a obra. Suas palavras me dão a certeza de que esse livro tem grandes chances de se tornar o melhor livro do autor até então. Pelo menos é o que eu espero - além de esperar realizar a leitura no próximo ano.

    Beijos, Jeni!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ri! Também gosto muito do autor, tanto que ele é um dos meus favoritos. Verdade, também já vi muitas pessoas criticando os livros recentes do Nicholas. Poxa, fico feliz! Não sei se poderia dizer que esse é o melhor livro dele, mas que é excelente, isto é! Espero que consiga realizar a leitura no ano que vem e que curta tanto quanto eu.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Oi Jeni. De cara percebe-se sua dedicação em detalhar, sem expor, todo o livro. Isso é uma boa resenha. Parabéns. Fico feliz quando autores fazem sucesso, Deus queira que eu seja um deles também. rsrs.. Sei que a batalha é longa, mas aos poucos vamos conquistando nossos espaços.
    Desejo um maravilhoso 2014, sucesso. Bj

    www.nivajoaquim.blogspot.com.br
    www.facebook.com/nivaldo.joaquim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nivaldo! Muito obrigada! Fico muito contente em saber disso. E tomara que seja! Concordo com você. Lhe desejo todo o sucesso, viu?
      Feliz ano novo adiantado!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  10. Ganhei esse livro ontem em um amigo secreto e amei. Eu adoro os livros do Nicholas e gosto de todos sem exceção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Sério? Que legal! Imagino a sua reação, hehe. Bem vinda ao clube!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  11. Oiii Jeni. sou uma leitora assídua do Nicholas e foi a primeira vez que li uma resenha...Posso dizer que muito me chamou a atenção o quão bem escrito ela foi...Compro sempre todos os livros desse maravilhoso autor e posso dizer seriamente que sou apaixonada pelos seus romances. Chego a chorar muito como se de fato tudo o que foi escrito fosse verdadeiro!!! Confesso que lendo a sua resenha me deu mais vontade ainda de adquirir UMA LONGA JORNADA...Parabéns pelo seu trabalho.Com todo meu respeito, beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edilamar! O Nicholas é um dos meus escritores favoritos também! Sério? Que honra! Ai, que bom! Fico muito contente em saber disso. Faço com o maior carinho e fiquei horas editando-a. Eu também tenho um monte de obras dele! Por enquanto, li três. E eu te entendo bem! Que bom, que bom! Eu super recomendo a compra e a leitura. Vale a pena!
      Obrigada, querida!
      Um beijo e muito obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Oii Jeni!!
    De fato, você escreve perfeitamente bem!
    Eu amo o Nicholas, ele é um dos melhores, indiscutivelmente!!
    Diários de um vampiro é excelente!! ..E quem é que não tem uma quedinha (ou uma rasteira) pelo Ian, não é verdade?? Minha meta pra 2014 é ler a coleção completa The Vampire Diaries!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mércia Maria! Poxa, muito obrigada! É muito bacana ler isso. De verdade!
      Eu também! O Nicholas é um autor excelente.
      Também gosta? Que legal! Quem não tem, não é? Hehe.
      Espero que consiga concluir a sua meta!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Adorei a resenha.. é difícil errar quando o livro é do Nicholas Spark, né?
    Parabéns!
    Bjs,
    http://cladoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marissa!
      Poxa, fico contente pra caramba!
      Pois é, hehe.
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.