Garota Replay
Número de páginas: 144 
Editora: Novo Conceito
Livro no skoob: clique aqui 
Classificação: 4/5
Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Surpresa. Preciso começar a escrever a resenha dizendo essa palavra. Porque foi isso que senti ao acompanhar as cenas finais de Garota Replay. Fiquei emocionada e não esperava muito isso, já que o desenrolar do enredo estava mais para entreter e me fazer refletir em algumas coisas do que para quase me fazer chorar. Desde o lançamento, havia me encantado com a capa. Achei o trabalho da editora digno de ser lembrado, pois foi excelente. Meus sinceros parabéns.

Em Garota Replay conhecemos Thizi, uma garota carioca de 20 anos, que vive de forma independente, apenas com a empregada da família, a Nil, que acabou se tornando mãe da menina, diante da ausência de seus pais. Ela é sustentada com o dinheiro da mesada bondosa que os pais enviam, pois ainda não trabalha. 

A vida de Thizi não está em uma de suas melhores fases: seu namorado está traindo-a e praticamente todos da Barra da Tijuca já sabem; seu melhor amigo ganhou um soco na face pelo seu namorado, por dar uma de paparazzi para fazer com que a garota tome consciência disso, e em um certo dia, ela se encontra com uma menina que é igualzinha a ela, sem tirar nem pôr nada. Como processar tudo isso de uma vez só, e sem o ombro consolador do melhor amigo, que precisava de um tempo longe dela?

A réplica possui características que a Thizi em si não possui: é corajosa, confiante, muito bonita e bem arrumada, e sabe bem o que quer. Mais madura, coisa que a nossa protagonista não é. E, como se não pudesse ficar mais estranho, a replay não demonstra simpatia com ela, mesmo sem aparentemente conhecê-la. Afinal de contas, quem ou o quê seria esta? Um clone? Miragem? Uma pessoa com uma maquiagem e máscaras convincentes tentando fazer uma brincadeira de mal gosto? Posso afirmar que a resposta é surpreendente. 

Agora vamos falar de outros personagens, também importantes: Tadeu e Tito. Tadeu, o seu namorado que não é exatamente namorado, por não se comportar como um, é um cara machista, enjoado e que foge de conversas sérias. Realmente não sei como a Thizi conseguiu ficar um ano com ele, tendo Tito, o seu melhor amigo desde sempre, por perto. Este que é um cara super do bem, que ouve, que aconselha, que está sempre do lado e que dá valor aos pequenos detalhes. Ele é como um sonho.

Apesar de ter gostado da leitura e da história, encontrei alguns pontos que não curti, como a questão da Thizi ser muito dependente da presença do Tito. Está certo que ela convive com a ausência dos pais, mas essa história de não-vivo-sem-você não me agrada muito. E achei a Thizi, nos primeiros momentos, muito repetitiva. Ela foi traída e isso é horrível, ninguém merece, mas acho que não precisava ficar pensando nisso o tempo inteiro, até porque só piora as coisas.  

Como esperava, o livro é bem teen. A narração é feita em primeira pessoa (Thizi), o que nos permite ter mais acesso aos sentimentos e pensamentos da protagonista. A revisão está impecável. Esse é o primeiro livro que leio da Tammy, e preciso dizer que admirei sua escrita. O engraçado é que o ponto x do livro é o que sempre fiquei me perguntando se poderia existir. Recomendo! 

"Em algumas fases da vida, você se entrega para quem não te dá o menor valor e a única maneira de inverter isso é se valorizar."

16 Comentários

  1. Parabéns pela resenha Jeni! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. O pessoal fala muito desse livro, mas nunca tinha prestado atenção nele até ler tua resenha - que, aliás, foi muito bem feita, parabéns!

    O blog é uma delícia, estou encantada!!!

    Estarei mais vezes por aqui =D

    ResponderExcluir
  3. Seguindo! Aliás, adorei a resenha, foi muito bem construída e apesar de nunca dar interesse para o livro, agora estou interessado e quero lê-lo ;D
    Beijos!

    http://umsimplesleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não gosto deste estilo de livro, mas adorei sua resenha...
    mas por ser nacional quem sabe dou uma chance a ele...rs

    beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Jeni.
    Amei sua resenha.Ainda não li nada da Tammy,mas tenho interesse.
    Acho que vou começar por Garota Replay.
    Beijos


    Jéssica Rodrigues
    Leitora Sempre
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não ser um gênero que eu gosto, por inúmeros motivos, esse foi um livro que me surpreendeu, tanto que, como você viu, o coloquei na lista dos meus destaques do ano. Não só a escrita da Tammy, mas também como ela criou o desfecho valeu muito a pena. Claro que existem alguns pontos, principalmente em relação a personalidades, que não agradam, mas pelas poucas experiências com o gênero, acredito que seja algo natural.
    Pois é, mesmo não gostando do gênero, quero ler novos livros da Tammy kkkkkk

    Beijos, Jeni, e parabéns pela resenha!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Gostei da resenha e até hoje nunca tinha ouvido falar do livro.

    Vou tentar lê-lo.
    Minha meta neste ano é ir atrás de livros diferentes dos que eu costumo ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou ótimo, boa mesmo, mas não gostei do livro.
    A ideia é interessante, fico imaginando se eu encontrasse alguém igual a mim em tudo como ficaria.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah!! Com certeza quero ler esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. olá!

    adorei sua resenha!
    já li este livro e gostei, mas não foi um dos meus favoritos sabe... prefiro o "Do seu lado" quando falamos das autoras nacionais.

    megaa bjoo
    ;**
    http://bybrunakitty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabens pela resenha!
    Tenho vontade de ler esse livro, mesmo que seja teen e algumas opinioes sobre ele nao tenham sido muito positivas! Acho a capa muito fofa hehehe!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Bem, gostei bastante do livro. E vi muitas resenhas falando que era clichê, mas eu gosto bastante desse tipo de livro e não é tão clichê assim, pois o final é muito surpreendente. Você vai lendo o livro pensando que é uma coisa e se depara com outra totalmente diferente que nunca iria imaginar, pelo menos foi assim comigo.

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa que lindo Jeni, uma das melhores resenhas que já li. Preciso me esbarrar, ou comprar esse livro um dia. O súbtitulo alimentou ainda mais minha vontade de lê-lo. Leitor fiel daqui!
    http://egocamaleonico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jeni! Tenho vontade de ler este livro, mas não é uma prioridade no momento.
    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi Jeni, como tinha te dito, gostei muito da resenha, eu gostei muito desse livro e me surpreendi muito com a Tammy. A nossa literatura está melhorando a cada dia.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem seu auge.. Onde visito tem um post falando sobre o livro. rsrs
    E sempre digo.. vou ler esse livro. vou ler. rs
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.