Foto: Reprodução
Nascido no dia quatro de janeiro de 1962, o escritor americano de suspense e mistério Harlan Coben completou cinquenta e dois anos de vida hoje. Conhecido como o mestre das noites em claro, é autor da série Myron Bolitar e Mikey Bolitar.

Foi em seu último ano da faculdade que o mestre da insônia percebeu que queria escrever. Seu primeiro livro foi aceito quando tinha vinte e seis anos, mas depois de publicar dois suspenses independentes na década de 1990, decidiu por uma mudança de direção e começou uma série com seu personagem Myron Bolitar. Além disso, Coben ganhou um prêmio Edgar, um Shamus e um Anthony e foi o primeiro escritor a ter recebido todos os três. Ele também é o primeiro escritor em mais de uma década a ser convidado a escrever ficção para o The New York Times. Isso tudo, é claro, de acordo com o Wikipédia.

A série de Myron Bolitar é composta por mais de sete livros, sendo que seis títulos já foram publicados aqui no Brasil pela Arqueiro e um pela Arx, que por sinal já esgotou e não está mais disponível para venda. Já a série de Mikey Bolitar é composta por apenas dois livros até o momento e ambos já se encontram traduzidos e publicados também pela editora Arqueiro. Lembrando que o autor também escreve livros independentes e já lançou treze histórias que podem ser lidas separadamente. No mais, confiram todos os títulos das séries dos dois personagens logo abaixo. 


Depois de brilhar no basquete universitário e trabalhar no FBI respondendo diretamente aos altos escalões do governo, Myron Bolitar agora representa atletas em início de carreira. Seu principal cliente é Christian Steele, uma grande promessa do futebol americano e sonho de qualquer time. Mas, prestes a ter seu passe negociado em uma contratação milionária, Christian recebe uma revista pornô com a foto da ex-noiva e, em seguida, um misterioso telefonema que, ao que tudo indica, foi dado por ela. Só que Kathy Culver sumiu há mais de um ano, após uma festa na irmandade em que morava, e a polícia nunca chegou a uma conclusão sobre seu caso. É então que Christian solicita a ajuda de seu agente. E ele não é o único a fazer este pedido. Jessica Culver, irmã de Kathy e ex-namorada de Myron, está de volta à cidade e a seus braços. Ela suspeita que o desaparecimento da irmã esteja relacionado ao assassinato do pai há três dias, durante um suposto assalto. Agora, enquanto negocia com dirigentes gananciosos, empresários mal-intencionados e criminosos violentos, Myron buscará a verdade por trás das duas grandes tragédias que atingiram a família Culver.

Depois de ver sua carreira no basquete profissional chegar ao fim antes mesmo de começar, Myron Bolitar trabalhou para o FBI, formou-se em direito em Harvard e hoje está à frente de uma agência de representações esportivas, que toca com a ajuda da grande amiga Esperanza. Tudo parece ir bem até que Valerie Simpson, uma tenista que já foi a maior promessa do esporte, é morta durante um jogo do Aberto dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a jovem estava lá em busca de Myron, mas foi encontrada antes pelo assassino. Myron não imagina por que Valerie foi atrás dele, mas se sente culpado por não tê-la encontrado a tempo. Para piorar, seu cliente mais importante, o tenista Duane Richwood, se torna o principal suspeito do crime. Em busca da verdade, Myron descobre que a jovem vinha sendo assediada por um fã obcecado desde o início da carreira. Além disso, seis anos antes, ela estava prestes a ficar noiva do filho de um senador quando o rapaz foi morto sob estranhas circunstâncias. Enquanto tenta desvendar o assassinato da tenista, Myron se tornará um obstáculo para os interesses da máfia, de um político poderoso e de uma família influente. Agora ele e as pessoas que mais ama podem ser as próximas vítimas.
 
O astro da NBA Greg Downing desapareceu misteriosamente. No porão de sua casa há sangue por toda parte. A última pessoa com quem falou foi encontrada morta e sujeitos mal-encarados vigiam sua residência. Descontente com o sumiço da principal estrela de sua equipe, o dirigente dos Dragons de Nova Jersey decide recorrer aos serviços de Myron Bolitar. A fim de desviar a atenção da imprensa e não levantar suspeitas, opta por uma estratégia inusitada: contrata o agente esportivo para jogar no seu time, o que para Myron significa uma surpreendente volta às quadras 10 anos depois. Ao mergulhar na turbulenta vida de Greg, antigo adversário dos tempos de faculdade, o investigador fica cada vez mais perplexo diante de fatos que parecem não se encaixar e personagens que à primeira vista não deveriam ter qualquer relação entre si. Para descobrir o que se esconde por trás dessa história sombria e cheia de reviravoltas – da qual ele próprio acaba sendo uma peça fundamental –, Myron precisará reviver antigas dores e enfrentar velhos demônios em meio a cadáveres, chantagistas e mafiosos.

Jack Coldren nunca foi um golfista de renome. Seu feito mais notável foi ter perdido o título do Aberto dos Estados Unidos quando tinha seis tacadas de vantagem. Vinte e três anos depois dessa inacreditável derrota, ele está de volta ao lugar onde tudo aconteceu e novamente lidera o torneio, muito à frente dos adversários. Interessado em conquistar novos clientes, Myron Bolitar acompanha de perto a competição quando recebe uma proposta: tornar-se agente de Jack e Linda Coldren, uma superestrela do golfe. Mas antes ele terá que encontrar Chad, o filho desaparecido do casal. Os supostos sequestradores entraram em contato com Linda fazendo ameaças à vida do garoto caso a polícia fosse chamada. Mas não há nenhuma certeza nessa história, nem mesmo de que se trate realmente de um sequestro, pois tudo pode ser apenas armação de Chad. À medida que se vê envolvido em uma trama cada vez mais obscura e perigosa, Myron fica sem a ajuda de seu grande parceiro. Win se recusa a entrar na investigação, alegando antigas desavenças de família. Na verdade, porém, há outros segredos em jogo. Só que, por mais doloroso que seja o passado de alguém, é nele que Myron precisará buscar respostas – e, ao fazer isso, ele não conseguirá evitar algumas fatalidades.

Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios. Agora, no meio da madrugada, ela telefona: "Venha para Paris". Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime. Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes. Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.

Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto. Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família. Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar – seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron. Nesta premiada história, Harlan Coben mais uma vez consegue construir uma trama envolvente, que fala de fama, ganância e rivalidade e surpreende por seu toque humano. Na aventura mais difícil de Myron Bolitar, seu passado vem à tona e, junto com ele, feridas que jamais se fecharão.

Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter. Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.

Mickey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morreu em um acidente de carro e a mãe acabou internada em uma clínica de reabilitação. Forçado a morar com seu tio Myron, Mickey descobre que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la. Uma das poucas pessoas que podem ajudá-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Será que o homem mentiu e Brad Bolitar ainda está vivo? Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso.
Como a postagem ficaria longa demais e extremamente cansativa para vocês se eu colocasse as sinopses e capas de todos os livros independentes do autor, após clicar em qualquer um dos títulos a seguir, vocês serão redirecionados para o site da Arqueiro com todas as informações a respeito do mesmo: Não Conte à Ninguém, Desaparecido Para Sempre, O Inocente, Confie em Mim, Cilada e Fique Comigo.

Pessoas, estou muito contente em saber que hoje é aniversário de um dos autores que conheço e gosto muito. Não digo que sou fã, pois li apenas dois títulos do Harlan, sendo que um há muito tempo. O outro lido foi Fique Comigo, lançado no ano passado pela Arqueiro e já resenhado no blog. De qualquer forma, espero que venham muitos outros anos de sucesso para o autor e livros incríveis.

22 Comentários

  1. Nossa, não acredito que até hoje não li nada dele. Preciso dar um jeito nisso. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! Sério? Pois trate, menina. O Harlan escreve super bem e sua narrativa é do tipo que prende o leitor até o fim do livro.
      Espero que tenha a oportunidade de ler algum ainda nesse ano!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Alice! Que pena. Espero que tenha a oportunidade de ler ao menos uma de suas obras neste ano ainda.
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Oi,

    parabéns (atrasado) para o autor! Nunca li nada dele, mas todo mundo fala bem das suas obras!


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Espero que o Harlan tenha curtido o seu dia, hehe.
      Tomara que você consiga ler ao menos uma de suas obras nesse ano!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Harlan Coben: gênio! Esse é um dos autores que quero conhecer todas as obras por ter a certeza de que irei gostar de todas, por isso, claro, impossível não se lembrar do aniversário dele e não gostar da sua postagem. Uma homenagem simples, mas com certeza muito válida.
    Já falando sobre os livros, de todos os mostrados li apenas dois, mas o meu favorito - apesar de também achar o Bolitar gênio - é "Não conte a ninguém", que também foi citado em sua postagem. Você precisa ler!
    O próximo que vou tentar ler será "Refúgio", por querer conhecer esse outro personagem :)

    Beijos, Jeni!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, RI! Eu também! Já li dois livros dele e gostei de ambos.
      Poxa, obrigada! Fico feliz em ver que curtiu!
      Eu li! Foi um dos primeiros que li, tanto dele quanto na vida mesmo. É ótimo!
      Eu também! Tenho ele aqui mas até hoje não li.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Oi, Jeni!!!
    Eu li dois livros do Harlan Coben e me apaixonei pela escrita dele, então me condene por não ter lido mais nada, apesar de ter alguns na prateleira rs
    Eu adoro esse tipo de livro, que prende o leitor sem deixá-lo respirar.
    E o seu post foi ótimo, porque já anotei alguns títulos para ler aqui hahaha
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Soraya! Eu também li dois até agora! Uhules!
      Então também tenho que me condenar, pois tenho um outro que até agora não li, hihi.
      Eu também!
      Ah, que bom que curtiu! Fico feliz!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Ah Jeni, nem gosto desse autor, nem li nenhum dos livros dele que você citou no post, só que não kkk. Duvido que dia encontrarei um escritor que se compare com o mestre das noites em claro, acho fantástico ele escrever histórias que parecem reais com personagem como nós que tem a vida alterada por algum acontecimento.. Amo a advogada Hester, ela é foda e aparece em todos os livros independentes dele, é uma marca registrada kk, só ela mesmo :p Myron e Win são outros personagens foda, assim como Esperaza e a Paconhotas (é isso mesmo?) Além, claro, dos meninos: Emma, Colherada e Mickey que vivem aventuras de tirar o fôlego :p Enfim, não tem como descrever o quanto gosto do Harlan, espero que ele tenha muitos anos de vida, saúde, felicidade e tudo de bom e que, claro, escreva muitos livros ainda para alegrar os leitores kk

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caíque! Claro que não. Imagine.
      Verdade, né?
      Eu me lembro muito vagamente dela. Em Fique Comigo a colocaram como um homem, então complica, né?
      Nem sei, ahuauhauh. Ainda não os conheço, infelizmente.
      Esperamos!
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Já ouvi falar dos livros dele, mas até agora não li nenhum, apesar de que a premissa de alguns é boa.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Espero que tenha a oportunidade de ler alguma das obras dele.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Ainda bem que vc disse que é uma série, quase que começo errado
    bjo
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pah!
      Ainda bem, né? Quase comecei errado também. Acho que essa postagem ainda vai me ajudar muito no que diz respeito aos livros do Harlan.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Parabéns atrasado pra ele! rsrs. Amo os livros dele!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! 52 aninhos ♥
      Eu também gosto bastante!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Acredita que ainda não li nenhum livro do Harlan? Tenho que conhecer a escrita dele, mas não será tão logo - a lista de leitura, como sempre, anda imensa! rsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Acredito sim, porque várias pessoas ainda não tiveram a oportunidade. Mas espero que isso mude neste ano!
      Entendo você, rsrs.
      Um beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  11. Gostei da dica Jeni e parabéns (mesmo que atrasado) para o Harlan Coben. Acredita que ainda não li nada dele? Pois é, preciso reverter esta situação. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, nessa. Que bom! Fico feliz que tenha curtido.
      Você não é a única. Percebi por essa postagem mesmo, hehe.
      Espero que tenha a oportunidade de ler alguma de suas obras neste ano.
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir

Gostou de alguma postagem? Deixe o seu comentário. Com esse pequeno gesto você vai me deixar muito feliz. Aliás, sempre respondo a todos. Se quiser conferir a minha resposta, é só voltar ao blog. Será sempre bem vindo por aqui.